Processo Seletivo – Conheça as Etapas

Etapas de um processo seletivo

A eficiência do processo seletivo é uma necessidade da empresa, uma vez que uma vaga em aberto precisa de rápida ocupação. Todavia, essa ocupação precisa ser feita por uma pessoa preparada.

Sendo assim, a equipe responsável pelo recrutamento e seleção tem nas mãos uma das demandas mais importantes do setor de Recursos Humanos, a contratação eficiente.

Por isso é cabível que o processo seletivo seja feito de forma eficiente e estruturado. Sendo assim, algumas etapas são fundamentais para a eficiência desse processo.

Cargos

A descrição do cargo precisa estar correta, de maneira que traga clareza ao profissional que está recrutando. Certamente são fundamentais informações como: Tarefas e atribuições do cargo, habilidades e conhecimentos que esse cargo demanda, bem como grau de subordinação.

Divulgação

A divulgação em canais efetivos traz retorno mais rápido à equipe de recrutamento e seleção. Por isso, cada vez as empresas utilizam plataformas orgânicas como Linkedin para encontrar profissionais.

Triagem

A primeira triagem deve eliminar os candidatos que não possuem o perfil adequado, bem como as experiências necessárias.

Entrevista

As entrevistas, ou ainda, o primeiro contato entre o candidato e a empresa é feito de várias formas, podendo ser online, por telefone ou ainda, pessoalmente. No caso a forma online de realizar a primeira entrevista está sendo muito utilizada, por conta da rapidez e economia de tempo para empresas e candidatos.

Sendo assim, apenas ao passar na primeira entrevista o candidato participa de outra etapa na empresa.

Testes

A empresa pode aplicar testes de comportamento ou técnicos, depende muito da posição em aberto. No entanto, há empresas que aplicam testes em todas as contratações. Após essas etapas o candidato pode ser considerado apto ou não para a função, sendo encaminhado para a contratação efetivamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.