Entrevista de emprego: o direcionamento dinâmico do candidato no mercado atual

É muito importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma maneira dinâmica de se colocar no mercado atual. Veja dicas!

É muito importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma maneira dinâmica de se colocar no mercado atual. Haja vista, a mudança do cenário econômico e a necessidade das empresas por profissionais cada vez mais resilientes e comprometidos.

Entrevista de emprego: o direcionamento dinâmico do candidato no mercado atual

Sendo assim, é importante que você – enquanto candidato – conceitue a entrevista de emprego como uma maneira de se colocar positivamente, e não como uma forma de se sentir julgado.

Já que o conceito errôneo da entrevista de emprego como um julgamento pode fazer com que o candidato adote uma postura negativa, autossabotando a sua carreira profissional em longo prazo.

Destaque a sua trajetória profissional

Fale sobre situações concretas que reforcem o seu potencial profissional através de seus resultados em empregos anteriores. Sendo assim, fale sobre implementação de projetos; acompanhamento de metas; relacionamento com o cliente; condução de treinamentos; inovação nos processos; acompanhamento de agendas; gestão de processos ou de pessoas; dentre outros fatores relacionados ao seu perfil profissional.

Fale sobre seus defeitos de forma resolutiva

Além disso, é viável para o candidato se posicionar no que se refere aos seus defeitos de modo resolutivo e sucinto. Por exemplo, você pode se colocar com uma pessoa que possui dificuldades para falar em público. No entanto, é fundamental que você informe que deseja estudar teatro ou outro curso voltado para a sua comunicação.

Direcione a sua narrativa durante o processo seletivo

Além dos pontos relacionados a sua narrativa, o candidato deve direcionar a sua postura, adotando um comportamento participativo de forma orgânica.

Adote uma postura assertiva

Sendo assim, é aconselhável que não deixe os seus braços cruzados; controle o seu tom de voz para que você fale de maneira calma e tranquila; tente manter contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz a entrevista ou os demais participantes, se for o caso.

É importante que não deixe objetos no seu colo, principalmente, em posição de defesa; bem como, não se atrase, trabalhe a sua respiração e seja assertivo em suas respostas.

Faça perguntas objetivas 

Não menos importante, é viável que o candidato faça perguntas ao final da entrevista de emprego para que possa demonstrar interesse. Bem como, para que possa avaliar a viabilidade da contratação. Já que é fundamental que essa contratação seja um ponto resolutivo para ambas as partes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.