Entrevista de emprego: novos conceitos no direcionamento de sua postura

A entrevista de emprego é uma situação de avaliação que deve ser considerada pelo candidato como uma oportunidade. Veja dicas!

A entrevista de emprego é uma situação de avaliação que deve ser considerada pelo candidato como uma oportunidade para que alcance o seu objetivo profissional.

Entrevista de emprego: novos conceitos no direcionamento de sua postura

O conceito errôneo de que a entrevista de emprego é uma forma de julgamento pessoal, pode fazer com que o candidato adote uma postura negativa, autossabotando a sua carreira profissional. Por isso, é necessário o direcionamento de sua trajetória dentro do conceito da entrevista de emprego como uma etapa necessária para que alcance seus objetivos em longo prazo.

Destaque a sua experiência profissional de forma assertiva

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu diferencial profissional, falando sobre sua facilidade para alcançar metas; comprometimento com a empresa; proatividade; inovação; senso de urgência; gestão de equipe; facilidade para lidar com conflitos internos; facilidade para construir um relacionamento com o cliente; campanhas motivacionais; elaboração de treinamentos; dentre outros fatores que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos negativos

O equilíbrio das informações é primordial durante uma entrevista de emprego. Por isso, é relevante que destaque seus pontos fortes de maneira resolutiva, falando sobre esses aspectos de forma sucinta e objetiva.

Por exemplo, é possível que se conceitue como uma pessoa tímida, ao passo que é relevante que destaque que deseje estudar teatro ou pretende realizar algum outro curso que melhore a sua capacidade de comunicação.

Adote uma postura assertiva e participativa

O seu comportamento durante a entrevista de emprego deve ser participativo de forma orgânica. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados; tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo seletivo; controle o seu tom de voz e evite gesticular excessivamente. Além disso, chegar mais cedo ao local da entrevista e evitar deixar a bolsa no seu colo são apontamentos relevantes para o direcionamento de sua postura.

Adapte os pontos citados e avalie os valores envolvidos

Portanto, é viável que o candidato faça adaptações dos pontos citados e evite adotar uma postura de autossabotagem profissional durante o processo de seleção.

Torne a avaliação feita pela empresa assertiva e genuína

Dessa forma, a avaliação feita pela empresa se torna genuína, ao passo que o candidato também pode avaliar  a compatibilidade da vaga com o seu perfil profissional, considerando que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos para que a contratação seja resultado de uma troca mútua e positiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.