Entrevista de emprego: evite adotar uma postura negativa 

A entrevista de emprego é uma oportunidade importante para o candidato direcionar a sua trajetória. Veja dicas!

A entrevista de emprego é uma oportunidade importante para o candidato direcionar a sua trajetória. Por isso, é necessário que o candidato se prepare no que tange ao seu comportamento e direcione a sua narrativa de maneira assertiva.

Entrevista de emprego: evite adotar uma postura negativa 

O conceito da entrevista de emprego como uma forma de julgamento pessoal pode fazer com que o candidato se coloque aquém do seu potencial de mercado, adotando uma postura negativa de autossabotagem profissional.

Reforce seus pontos positivos

Por isso, é importante que o candidato direcione a sua postura e reforce seus valores durante a entrevista de emprego, a partir de alguns pontos importantes no que tange ao seu comportamento e a sua própria trajetória profissional.

Fale sobre situações anteriores de forma concreta e simplificada. Dessa forma, você poderá direcionar seus pontos fortes e características positivas durante a entrevista de emprego.

Sendo assim, fale sobre sua criatividade; gestão de pessoas; facilidade para lidar com metas; condução de treinamentos; implementação sistêmica; gestão de projetos; dentre outros aspectos que sejam relacionados aos seus empregos anteriores e que destaquem suas qualidades.

Fale sobre seus defeitos de forma resolutiva

Por outro lado, equilibre as informações, falando sobre seus pontos negativos; já que é comum que durante a entrevista de emprego o candidato precise falar sobre seus pontos negativos e positivos.

Você pode apresentar uma solução ao citar um apontamento negativo. Por exemplo, você pode se colocar com uma pessoa tímida, porém, pode destacar que deseja estudar teatro.

Adote uma postura assertiva

O seu comportamento deve ser direcionado por uma narrativa eficiente. Por isso, é muito importante que você tenha atenção à maneira como você se coloca no que tange à sua postura.

É aconselhável que não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; não deixe objetos no seu colo. Caso seja possível, evite atrasos e mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção.

Dessa forma, você, na condição de candidato, estará demonstrando autoconfiança de maneira natural. Além disso, é importante que você torne a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção genuína e eficiente.

Analise os objetivos e os valores envolvidos

Assim, você também avalia a viabilidade da contratação; já que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos. Entretanto, essa avaliação somente pode ocorrer de maneira mútua quando o candidato se coloca positivamente e analisa o perfil da vaga, considerando os seus objetivos e valores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.