CDI? Poupança? Atualmente, qual é a melhor opção para renda fixa?

Uma opção pode ter mais vantagens que a outra

Durante muitos anos, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) foi a melhor escolha para quem quer investir em renda fixa. Mas nos últimos tempos, a poupança tem se mostrado uma boa alternativa para quem procura um investimento menos arriscado. Saiba quais são as vantagens e desvantagens de cada um dos investimentos e escolha o melhor para você com a ajuda da matéria desta segunda-feira (27) do Notícias Concursos.

CDI ou poupança? Existe uma melhor opção?

O CDI é um certificado de investimento emitido por bancos, com prazo de vencimento de até dias. Ele tem uma taxa de juros prefixada, ou seja, você sabe exatamente quanto ganhará no final do prazo. Esse investimento é indicado para quem procura segurança e não quer se preocupar com a rentabilidade.

Então, veja: O que são as plataformas financeiras online? Entenda mais a respeito

A poupança é um investimento mais arriscado, mas também tem uma taxa de juros prefixada. A desvantagem é que o investidor não sabe exatamente quanto ganhará no final do prazo, já que a rentabilidade pode ser influenciada por diversos fatores, como a inflação. Por isso, a poupança é indicada para quem está disposto a correr um determinado risco para obter uma rentabilidade maior.

Dessa forma, veja: Como organizar a gestão financeira para se manter em equilíbrio?

CDI? Poupança? Atualmente, qual é a melhor opção para renda fixa?
CDI? Poupança? Atualmente, qual é a melhor opção para renda fixa? – Canva Pro

Fatores a considerar

Além das taxas de juros, outro fator a se considerar na hora de escolher um investimento é o prazo. O CDI tem prazo de vencimento de até dias, enquanto aplica-se na poupança por um período de até 5 anos.

Outra vantagem é a possibilidade de resgate a qualquer momento. Isso significa que, em caso de emergência, você pode sacar o valor investido sem precisar esperar o vencimento do prazo. Já a poupança só tem o resgate, em alguns casos, depois de 6 meses.

Em suma, o CDI é uma ótima opção para quem procura segurança e não quer se preocupar com a rentabilidade. A poupança, por sua vez, é um investimento mais arriscado, mas que pode oferecer uma rentabilidade maior. Ambos os investimentos têm prazo de vencimento prefixado e têm a chance de resgate a qualquer momento.

Portanto, leia: Plano de trabalho: como fazer o seu em 3 fases

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.