Entrevista de emprego: direcione a sua trajetória profissional 

É muito importante que o candidato se direcione assertivamente durante a entrevista de emprego para que não fique aquém do seu potencial.

Um processo de recrutamento e seleção pode ser uma situação estressante para o candidato que irá participar da entrevista de emprego. No entanto, é muito importante que o candidato se direcione assertivamente durante a entrevista de emprego para que não fique aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho.

Entrevista de emprego: direcione a sua trajetória profissional 

 Visto que muitas pessoas se deixam dominar pela ansiedade inerente à uma situação de avaliação e acabam não direcionando a sua trajetória profissional.

Se prepare para participar efetivamente de uma entrevista de emprego

Sendo assim, embora o nervosismo e a ansiedade sejam fatores comuns até certo ponto, é importante que você, na posição de candidato, se prepare para participar efetivamente de uma entrevista de emprego. Veja alguns pontos que devem ser considerados:

 A sua postura corporal

Primeiramente é importante que o candidato tenha clareza sobre o fato de que uma postura é composta de vários fatores. Sendo assim, atente-se à construção da sua narrativa; mantenha contato visual com o seu entrevistador; evite cruzar braços e pernas; não coloque objetos em seu colo e conheça de forma aprofundada a sua própria trajetória profissional. Dessa maneira, poderá levar para a entrevista de emprego pontos positivos e pontos de melhoria obtidos em empregos antigos.

 A construção da sua narrativa

 É importante que você tenha clareza sobre os pontos positivos de sua trajetória profissional, levando para a entrevista de emprego melhorias, sugestões, projetos, implementações e ideias elaboradas por você durante a sua passagem pelos empregos anteriores.

 Tenha clareza sobre seus pontos de melhoria

 Além disso, também é importante que durante a construção da sua narrativa você tenha clareza sobre seus pontos de melhoria, também chamados de pontos fracos.

Sendo assim, ao se colocar em uma situação vulnerável, apresente uma solução. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa tímida, porém, procure informar que deseja realizar um curso de teatro para melhorar a sua comunicação.

 Conheça a cultura da empresa

Certamente o conhecimento sobre a cultura da empresa pode te dar uma maior segurança para se direcionar, bem como, é uma orientação direta sobre a maneira de se vestir.

Visto que uma cultura startup e uma empresa tradicionalista são empresas bem diferentes e, portanto, você pode utilizar diferentes abordagens para se posicionar em uma entrevista de emprego. Por isso, essa é uma orientação importante.

Adapte essas dicas à sua necessidade, realidade, objetividade e personalidade. Dessa forma, você aumenta as chances de sucesso, se sentindo mais confiante na entrevista de emprego. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.