Entrevista de emprego: direcione a sua postura e faça uma apresentação assertiva

Direcione a sua postura e faça uma apresentação assertiva durante a entrevista de emprego. Veja dicas direcionadas para o candidato!

É relevante para o candidato conceituar a entrevista de emprego como um direcionamento de sua trajetória profissional através de uma conversa.

Entrevista de emprego: direcione a sua postura e faça uma apresentação assertiva

Durante a entrevista de emprego é feita uma apresentação dos pontos importantes de sua carreira, por isso, a entrevista de emprego não é um julgamento de sua personalidade. O conceito da entrevista de emprego como uma forma de  julgamento pode fazer com que o candidato adote uma postura de autossabotagem profissional, ficando aquém do seu potencial.

Torne a avaliação genuína 

Por isso, é primordial que o candidato direcione o seu comportamento para que a entrevista de emprego seja produtiva no que tange a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção.

Sendo assim, é importante que o candidato adote uma postura participativa de forma orgânica, não cruzando os braços e pernas; mantendo o controle de seus gestos; evitando gesticular excessivamente e controlando o seu tom de voz.

Adote uma postura positiva

Manter contato visual com o profissional de recrutamento e seleção também é importante para o candidato. Caso seja possível, o candidato deve evitar atrasos e também deve deixar bolsas ou mochilas no seu colo, se possível, deixe seus objetos pessoais numa cadeira ao seu lado. Além dos pontos referentes a sua postura, é importante também que o candidato direcione a sua narrativa. 

Fale sobre situações concretas 

Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem seus valores profissionais, destacando o seu potencial através de seu senso de urgência; bem como, fale sobre sua facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; capacidade analítica; facilidade para construir o relacionamento entre a marca e o cliente; inovação; criatividade; condução de reuniões brainstorming; elaboração e ministração de treinamentos; senso de urgência, dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.

Analise a missão, a visão e os valores da empresa

Conhecer a cultura da empresa também é importante para o candidato, já que é uma maneira de direcionar diversas respostas; ao passo que é uma forma prática de avaliar a viabilidade da vaga, já que a compatibilidade entre os perfis e os objetivos envolvidos é uma análise que deve ser feita por todos os envolvidos.

Dessa forma, a entrevista de emprego pode ser produtiva, de modo que a contratação seja uma troca mútua e atenda as expectativas de ambas as partes.

Adapte os pontos citados

Portanto, é cabível para o candidato adaptar os pontos citados de modo que evite uma postura de autossabotagem profissional. Visto que isso pode ocorrer devido ao nervosismo causado por uma situação de avaliação. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.