Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Brainstorming – A Tempestade de Ideias na Administração

Brainstorming – A tempestade de ideias na gestão dos processos administrativos

Brainstorming é um conceito que se refere a reunir ideias para diversas soluções administrativas. Sendo assim, é uma maneira de solucionar problemas de forma mais rápida com a participação de todos os envolvidos.

O conceito brainstorming existe há mais de 70 anos, e foi criado por Alex Osborn, um dos fundadores da rede de agências BBDO.

Exposição de uma ou mais situações durante a reunião

Apesar de simples, a ideia brainstorming é bem resolutiva, uma vez que se trata de uma reunião de equipe para resolver um problema exposto.

Para realizar uma reunião brainstorming é preciso reunir a equipe, explicar o problema que precisa de solução. Certamente esse conceito pode ser aplicado em todas as áreas de uma empresa. Bem como pode servir para ajustar os planos estratégicos.

Um brainstorming por área administrativa

No entanto, é necessário que cada área faça a sua reunião brainstorming, bem como realize uma reunião por questão a ser resolvida.

A dinâmica brainstorming é simples. No entanto, é necessário que seja segmentada para que a reunião vire uma forma de resolver as questões, e não um debate que desfoque a situação problema.

Passo a passo da reunião brainstorming

Assim sendo, cabe ao gestor da reunião realizar os seguintes passos:

Explicação da questão problema;

Cada participante deve anotar suas ideias, lembrando que todas as sugestões são válidas, ainda que não sejam usadas naquele momento.

As ideias de todos são apresentadas ao grupo, ao passo que se encerre a reunião.

As soluções podem demandar análises

Não há uma obrigatoriedade de escolher uma ideia dentro da própria reunião, uma vez que muitas soluções podem ser plausíveis e demandam análises.

Dentro do conceito brainstorming é fundamental que todos os envolvidos nos processos participem, já que boas soluções podem vir de pessoas que têm contato direto com o cliente ou com o processo a ser ajustado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.