Entrevista de emprego: direcione a sua postura e destaque a sua trajetória profissional

É importante que o candidato direcione o seu comportamento durante a entrevista de emprego. Veja dicas adaptáveis!

É importante que o candidato direcione o seu comportamento durante a entrevista de emprego para que faça uma apresentação orgânica de sua trajetória profissional.

Entrevista de emprego: direcione a sua postura e destaque a sua trajetória profissional

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato apresente a sua trajetória de maneira positiva. No entanto, ao se deixar dominar pela ansiedade da situação, o candidato tende a ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.

Os diversos fatores externos impactam o mercado de forma abrangente, aumentando o volume de profissionais qualificados disponíveis no mercado de trabalho.

Apresente resultados e características

Por isso, é importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade para a sua apresentação profissional, visto que é necessário construir uma narrativa de forma assertiva e direcionada. Sendo assim, é relevante para o candidato que fale sobre sua trajetória de maneira orgânica e adote uma postura participativa.

 Fale sobre situações vivenciadas por você em seus empregos anteriores que reforçam suas características positivas, como proatividade; senso de urgência; senso de coletividade; facilidade para lidar com pressão; alcance de metas; comprometimento com a empresa; implementação de projetos; acompanhamento de processos; ministração de treinamentos; gestão de pessoas, dentre outros pontos.

Adote uma postura positiva e assertiva

Além disso, é relevante para o candidato que direcione o seu comportamento, evitando cruzar braços e pernas; falando de maneira orgânica e mantendo contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo de recrutamento e seleção.

Caso seja possível chegue mais cedo ao local marcado para o processo seletivo, se familiarize com o ambiente; trabalhe a sua respiração e tenha clareza sobre suas metas e objetivos.

Fale sobre seus defeitos de forma resolutiva

É importante que saiba falar sobre seus defeitos de maneira natural. Haja vista que – geralmente – durante uma entrevista de emprego é perguntado ao candidato quais são seus pontos positivos e negativos.

No entanto, ao apontar algum defeito, é importante que você  demonstre qual é a ação que você faz – ou sabe que precisa fazer – para resolver a situação. Por exemplo, você pode se colocar com uma pessoa tímida, porém, pode ressaltar que deseja realizar um curso de teatro para expandir a sua capacidade de comunicação. 

Analise o site da organização

Contudo, além dos pontos citados, é cabível que o candidato analise o site da empresa e conheça a sua cultura. Dessa forma, o candidato poderá conhecer os valores da empresa e analisar a viabilidade da contratação, já que essa análise precisa ser feita por todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.