Entrevista de emprego: dicas relevantes para o candidato direcionar a sua postura

A postura do candidato pode fazer toda a diferença no resultado de uma entrevista de emprego. Confira dicas relevantes!

A postura do candidato pode fazer toda a diferença no resultado de uma entrevista de emprego. Por isso, é fundamental que não se deixe dominar pelo nervosismo em uma situação de avaliação.

Entrevista de emprego: dicas relevantes para o candidato direcionar a sua postura

Você – na condição de candidato – deve se atentar à sua postura, narrativa e outros fatores indiretos que impactam diretamente no resultado da mensagem transmitida ao profissional de recrutamento e seleção.

Demonstre a sua capacidade profissional 

Por isso, é relevante que você conheça de maneira aprofundada o seu currículo, direcionando situações que corroborem seus valores pessoais e demonstrem sua capacidade profissional, como situações que demonstrem o seu senso de urgência; capacidade de liderança; facilidade de gerir pessoas; elaboração de metas; gestão de conflitos; poder de persuasão etc.

Dessa forma, você poderá responder diversas perguntas feitas durante uma entrevista de emprego de maneira natural. Além disso, também é relevante que você fale sobre seus pontos que requerem melhorias, de modo que você os direcione de forma resolutiva.

Leve soluções aos seus pontos fracos

Por exemplo, você pode falar que possui dificuldades para falar em público, porém, pretende realizar um curso que melhore a sua oratória. Dessa forma, demonstrará autoconhecimento profissional durante a entrevista de emprego.

Além disso, também é relevante que você conheça a cultura da empresa e analise se os valores empresariais estão de acordo com seus objetivos de carreira. Haja vista que uma empresa que possui uma cultura Startup é completamente diferente de uma empresa tradicionalista. Por isso, são análises válidas para o seu direcionamento; bem como para a sua objetividade de carreira.

A mensagem transmitida pela sua postura 

Não menos importante, o candidato deve evitar uma postura fechada; manter contato visual com a gestão que estiver lhe entrevistando; não deixar objetos em seu colo; não cruzar os braços; evitar gesticular excessivamente, dentre diversos outros pontos pertinentes a um comportamento ansioso.

Não fique aquém do seu potencial profissional 

Dessa forma, você estará aproveitando a entrevista de emprego como uma oportunidade de apresentar melhor o seu currículo. Visto que muitos profissionais com potencial de mercado acabam adotando uma postura autossabotadora por conta da ansiedade de uma situação de avaliação.

Faça adaptações quanto a essas dicas e eleve o seu direcionamento

Sendo assim, faça adaptações quanto a essas dicas e eleve o seu direcionamento para o nível que deseja dentro do mercado de trabalho atual através de uma postura ativa, participativa e genuína.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.