Cultura da Empresa – Valores Implícitos

Missão, visão e valores na cultura empresarial

Uma empresa quando do seu surgimento é oriunda de uma missão, uma visão e valores. Sendo assim, tais valores, missão e visão quando difundidos na rotina, se torna cultura dessa empresa. Ou melhor, o início de uma cultura de uma empresa é um fator implícito.

Por isso, a cultura da empresa é algo difícil de determinar. Porém, dentro da dinâmica de cada empresa é fácil identificar, e por essa dualidade toda a cultura de uma empresa é algo que precisa ser cuidado.

Postura e procedimentos internos englobam a cultura

Pois, ainda que a empresa tenha valores importantes quando criada, é necessário que as ações da rotina integrem tais valores. Dessa forma, a empresa fica amparada pelos seus próprios objetivos, enquanto se atualiza.

A cultura de uma empresa acaba sendo difundida e diluída na rotina da empresa. Bem como na postura da gestão, na forma como as situações são tratadas, na maneira como a empresa se comporta com o funcionário, e como funcionário enxerga a própria conduta. Bem como, nas entregas que a empresa faz ao cliente.

Por isso, a empresa que possui uma cultura muito rígida, ainda que seus valores não corroborem essa rigidez, nesse exemplo, essa cultura pode ser oriunda de uma diretoria que administrou uma empresa por anos, e assim criou o processo burocrático. Porém, esse processo acabou tornando as pessoas retraídas quanto às possíveis melhorias.

Ambiente colaborativo e valorização interna

Portanto, quando falamos de uma cultura aberta e participativa estamos falando exatamente de uma gestão mais aberta. Ou seja, uma cultura onde as pessoas possam interagir, sugerir e aprender com suas falhas. Ao passo que as atualizações no mercado venham agregar valor e não criar um conflito interno.

Por isso, é muito importante que a empresa faça ações que amparem a sua missão, visão e valores sem negligenciar a necessidade de flexibilização e resiliência que o mercado atual exige.

Sendo assim, para realizar uma gestão de pessoas é importante escutar os funcionários e alinhar o perfil de contratação, por exemplo. Essas são formas de mudar a cultura da empresa para receber uma nova forma de tornar o ambiente colaborativo e produtivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.