Entrevista de emprego: dicas para falar sobre a sua experiência 

Confira algumas dicas para falar sobre a sua experiência profissional durante uma entrevista de emprego!

Uma entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato consiga demonstrar sua capacidade profissional, por isso, pode ser uma situação de ansiedade e nervosismo.

Entrevista de emprego: dicas para falar sobre a sua experiência 

No entanto, é possível que se direcione por meio de alguns comportamentos para que obtenha sucesso. 

Coloque o foco na construção da sua narrativa 

O recrutador selecionou o seu currículo pelos pontos que o atraíram. Por isso, entenda a entrevista de emprego como uma forma de você se apresentar melhor. Sendo assim,  tenha uma postura positiva, assertiva e focada.  

Resultados e desafios 

A construção da sua narrativa pode ocorrer de forma natural. Dessa forma, não é necessário pontuar cada projeto que você participou, mas deve dar destaque aos resultados e desafios que você enfrentou durante a sua passagem pelos seus empregos anteriores

Analise sua trajetória e pense sobre quais são os pontos principais que devem ser explorados durante a entrevista. Procure elencar os tópicos sobre cada empresa e seus respectivos desafios. 

Quais são as suas principais qualidades?

Muitas pessoas não conhecem seus pontos fortes e não sabem falar sobre suas próprias qualidades. No entanto, pense sobre o seu potencial e destaque suas habilidades. Qual é a sua característica que lhe ajudou a resolver situações em seus empregos anteriores? Essa resposta é ampla. Pode ser que você tenha senso de urgência, facilidade de trabalhar em equipe, boa comunicação, proatividade etc.  

Tente levar aspectos que demonstrem a sua inteligência emocional e não somente seus conhecimentos técnicos. Além disso, relatar situações concretas pode ser importante para essa construção. 

Soft skill

A habilidade comportamental, ou soft skill, é valorizada entre os empregadores e merece destaque. Por isso, é um ponto que pode ser explorado durante a construção de sua narrativa em uma entrevista de emprego. 

Tenha uma postura aberta, assertiva, positiva e natural

Além disso, é importante que direcione o seu comportamento, visto que o corpo transmite uma linguagem não verbal. Procure ter uma postura aberta, assertiva, positiva e natural. Para isso, trabalhe a sua respiração, tenha foco nas perguntas, mantenha contato visual com o seu entrevistador, cumprimente a todos os presentes etc. 

Destaque suas qualidades de forma orgânica durante o processo seletivo 

O sucesso do candidato durante uma entrevista de emprego é composto por vários fatores, entretanto, a sua postura e a construção da sua narrativa podem ser os pontos destacáveis para que direcione a sua trajetória profissional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.