Entrevista de emprego: dicas de comportamento para o candidato

Confira algumas dicas de comportamento para o candidato obter sucesso na entrevista de emprego. Saiba mais detalhes!

Dicas para obter sucesso na entrevista de emprego 

Uma entrevista de emprego requer direcionamento assertivo por parte do candidato, bem como, uma conduta objetiva por parte do setor de recrutamento e seleção. Por isso, é importante que se atente a alguns pontos para que possa demonstrar seu potencial durante o processo seletivo.

Conheça a empresa

É importante que o candidato procure informações sobre a cultura da empresa, uma  vez  que esse conhecimento permite que direcione respostas de forma orgânica. Dessa forma, sugerimos que analise o site da instituição para que verifique quais são os seus valores, bem como, qual é a sua missão e visão.

Essa é uma orientação indireta sobre a maneira de se vestir, o seu linguajar e outros pontos pertinentes para o seu correto direcionamento, desde que avalie as informações diretas e indiretas contidas no site da organização. 

Postura corporal

A postura corporal do candidato certamente é um diferencial para demonstrar suas competências e habilidades, bem como, é uma forma orgânica de não ficar aquém de seu potencial por conta da ansiedade causada pela situação da avaliação.

Por isso, é importante para o candidato evitar cruzar braços e pernas, bem como, deve evitar gesticular excessivamente e controlar o seu tom de voz. No entanto, é importante que o candidato saiba que esse controle ocorre de forma natural quando presta atenção plena ao que está sendo dito por você mesmo, ao passo que essa atenção pode ajudar a elaborar a narrativa de forma orgânica. 

Dicas de comportamento para o candidato: 
  • Evite cruzar braços e pernas;
  • Bem como, evite gesticular excessivamente;
  • Evite colocar objetos em seu colo como se estivesse se defendendo;
  • Faça o devido controle do seu tom de voz;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Tenha um firme aperto de mão;
  • Coloque o seu foco nas respostas;
  • Tenha cuidado para não interromper o selecionador.

Por isso, no decorrer da entrevista de emprego, foque em projetos, implementações, ideias e sugestões que você praticou nas empresas anteriores e que foram ideias resolutivas. É importante que o candidato apresente um ponto fraco e uma solução. Dessa forma, poderá se destacar naturalmente e aumentar a chance de sucesso profissional.

Não fique aquém do seu potencial 

Temos vários conteúdos sobre o assunto, caso queira consultar informações sobre entrevista de emprego online, sugerimos que clique no destaque. Adapte estas dicas para que direcione a sua carreira e não fique aquém do seu potencial profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.