Entrevista de emprego: detalhes são diferenciais no mercado de trabalho

Alguns detalhes são diferenciais no mercado de trabalho e podem ser fundamentais durante uma entrevista de emprego. Saiba quais são!

São muitos os fatores que impactam no resultado de uma entrevista de emprego. Por isso, é muito importante que o candidato se direcione assertivamente, de modo que  consiga demonstrar suas competências de forma natural. Sendo assim, existem alguns pontos de atenção que podem se tornar diferenciais competitivos dentro do mercado de trabalho. Confira alguns  desses pontos!

Entrevista de emprego: detalhes que são diferenciais no mercado de trabalho

É necessário que conheça os pontos fortes e os pontos fracos de sua trajetória profissional. Para isso, no entanto, você precisa analisar a sua carreira e verificar quais são os pontos referentes às contribuições que você realizou durante sua passagem por todas as empresas anteriores; bem como, quais são os seus pontos de melhoria. Ou seja, analise o que você acredita que faria diferente e o que você deve melhorar.

Ponto fraco e solução

No entanto, esse é um ponto sensível. Por isso, ao colocar um ponto fraco, o importante é que você coloque uma solução. Por exemplo, você pode reconhecer que na sua personalidade você tem dificuldade para falar em público. Porém, você pretende realizar um curso voltado à comunicação, como um curso de teatro. Dessa forma, você irá demonstrar que é uma pessoa resolutiva.

 Gestos e falas também são pontos analisados

 Se atente aos seus gestos e à construção da narrativa. Certamente é uma avaliação importante durante uma entrevista de emprego. Evite cruzar os braços, não gesticule excessivamente, bem como é importante que você tenha uma narrativa baseada em fatos importantes de sua carreira, respeitando a ordem dos fatos, principalmente a ordem cronológica inversa. Dessa maneira, você não perderá o foco durante as respostas e conseguirá se direcionar de uma forma natural. 

 Conheça a empresa

 Faça uma pesquisa para que você possa conhecer minimamente os valores da empresa na qual você irá realizar a entrevista de emprego. Esse conhecimento poderá direcionar diversos fatores, como a maneira de você se vestir e como você deve se direcionar durante o processo. 

Além disso, esse é um ponto de apoio para diversas respostas durante o processo seletivo. Sendo assim, é válido analisar a missão, visão e valores da instituição, de maneira que você consiga obter uma base sólida para responder perguntas assertivas.

 Seja você mesmo

 Não se guie por narrativas alheias em uma entrevista de emprego feita em grupo; nem nem tente transmitir uma imagem de uma pessoa muito presunçosa ou muito modesta. 

Dessa forma, buscar o equilíbrio nas informações é fundamental para que você seja você mesmo, sem que o nervosismo e ansiedade dominem a sua personalidade, já que esse é o objetivo destas dicas, que são adaptáveis e relevantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.