SP: Pesquisa aponta que 41% dos jovens pensaram em deixar estudos durante a pandemia

Pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e divulgada na última terça-feira (23) aponta que 41% dos jovens da capital de São Paulo pensaram em deixar os estudos no período da pandemia de covid-19.

O levantamento foi feito em parceria com a Rede Conhecimento Social, Global Opportunity Youth Network São Paulo (Goyn SP) e com a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura Municipal de São Paulo.

A pesquisa ouviu 68.114 jovens em todo o país, mas o dado acima é referente a um recorte focado nos 3.520 jovens da cidade de São Paulo que integraram a 2ª edição da pesquisa nacional Juventudes e a Pandemia do Coronavírus. Os jovens foram ouvidos entre 22 de março e 12 de abril de 2021.

70% dos jovens pensaram em desistir do Enem

Os dados apontam que 4% dos jovens da capital paulista interromperam os estudos principalmente por dificuldade de adaptação ao ensino remoto. Além disso, outra questão apontada foi a necessidade de gerar renda durante o período da pandemia da covid-19.

A cada 10 jovens, 4 cogitaram abandonar os estudos na pandemia. De acordo com o levantamento, 70% dos jovens participantes afirmaram ter pensado em desistir de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame é uma avaliação importante para o acesso a cursos do ensino superior.

Nesse sentido, o presidente da Conjuve, Marcus Barão, destacou que a pandemia favoreceu a violação dos direitos dos jovens.

“A pandemia agravou, em diferentes níveis e perspectivas, a violação dos direitos das pessoas jovens no Brasil e, por isso, desenvolvemos a pesquisa. Criamos uma base sólida de evidências para apoiar a atuação de tomadores de decisão e ampliar a capacidade da sociedade de produzir respostas aos desafios emergenciais”, afirmou.

A pesquisa revelou ainda que metade dos jovens não têm perspectiva de melhoria para um futuro após a pandemia. Do total, 50% dos alunos paulistanos se disseram pessimistas.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEMG irá retomar o seu vestibular e vai reduzir a oferta de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.