Entrevista de Emprego Em Grupo – Dicas Relevantes

Entrevista de emprego feita em grupo e alguns pontos fundamentais 

Uma entrevista de emprego pode ser uma situação que causa ansiedade e nervosismo nos candidatos. No entanto, para uma entrevista de emprego realizada em grupo esses fatores podem ser ampliados.

Por isso, trouxemos algumas dicas para que você direcione sua participação em uma entrevista de emprego feita em grupo e não fique aquém da sua capacidade. Todavia, é importante ressaltar que todas as dicas devem ser adaptadas a sua necessidade e objetividade de carreira.

Evite atrasos

 Primeiramente, evite atrasos. Estar atrasado, ou muito próximo do horário marcado, é um fator gerador de ansiedade, o que não é nada positivo para uma pessoa que já está sob o nervosismo da avaliação.

 Por isso, ao chegar um pouco mais cedo, você consegue trabalhar a sua respiração e se familiarizar com o ambiente. Bem Como, pode adiantar alguns processos referentes a uma entrevista em grupo, como preenchimento de dados ou realização de testes.

 Assertividade na resposta

A assertividade na resposta é primordial para quem participa de uma entrevista de emprego, independentemente se coletiva ou individual.

No entanto, a assertividade em uma entrevista de emprego em grupo pode ser um diferencial. Haja vista que é uma maneira de respeitar o tempo de todos os presentes e não desfocar das respostas. Por isso, tenha atenção ao que está sendo perguntado e tente contar dados relevantes de maneira sucinta.

 Evite histórias prolongadas

 Muitas pessoas erram em uma entrevista de emprego coletiva ao contar eventos literais. Ou seja, querem contar todos os pontos referentes a seus empregos anteriores, o que torna o processo seletivo muito cansativo para os demais.

 Além disso, essa narrativa é uma maneira de desfocar da questão que foi feita ao candidato e pode ser vista como uma forma negativa de lidar com a pressão do momento.

Foque em resultados anteriores

Por isso, é importante que não construa a sua narrativa de uma forma cansativa. Deve narrar os fatos sempre focando em resultados, projetos e implementações. Ao passo que direcione a resposta para que não fiquem lacunas. Bem como, não leve a  construção dessas informações a patamares desnecessários no momento.

Se atente ao seu tom de voz e evite interrupções

É muito importante em uma entrevista de emprego feita em grupo que controle o seu tom de voz para que seja estável. Assim, você não irá falar muito alto ou muito baixo. Bem como, é fundamental que se atente para que não interrompa os demais candidatos.

Muitas pessoas, por nervosismo, acabam interrompendo os demais, e até mesmo, o entrevistador, para contar uma história que se lembrou, durante a narrativa de um outro candidato.

Por isso, esses pontos são de extrema relevância dentro de um processo seletivo feito de forma coletiva. Certamente ao se atentar a tais pontos, você irá se destacar pela sua objetividade e coerência na construção de suas respostas em uma entrevista de emprego em grupo.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.