Entrevista de emprego: demonstre suas habilidades e evite um comportamento autossabotador

Entrevista de emprego: demonstre suas habilidades e evite um comportamento autossabotador. Confira algumas dicas!

É muito importante o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego para que não fique aquém do seu potencial e consiga alcançar resultados importantes dentro do processo seletivo.

Entrevista de emprego: demonstre suas habilidades e evite um comportamento autossabotador

No entanto, para que o candidato consiga atingir seus resultados profissionais é necessário demonstrar suas capacidades e habilidades de forma direcionada. É comum que um candidato com potencial de mercado não consiga se colocar positivamente porque não demonstrou o quanto poderia contribuir para a empresa. Esse comportamento autossabotador pode ser oriundo da elevação da ansiedade que ocorre em uma situação de avaliação. No entanto, é importante não deixar dominar pelo nervosismo.

Não transmita uma mensagem negativa por meio da sua linguagem não verbal

Para isso, é necessário que o candidato preste atenção a sua postura pessoal para que não transmita uma mensagem negativa por meio da sua linguagem não verbal. Sendo assim, evite cruzar os braços e as pernas, tenha uma postura aberta, olhe nos olhos do entrevistador de uma forma natural e tenha foco nas suas respostas.

Respeite a ordem cronológica inversa dos fatos

A construção da sua narrativa é outro ponto bastante relevante durante uma entrevista de emprego. Sendo assim, respeite a ordem cronológica inversa dos fatos e leve para a entrevista de emprego situações concretas que demonstre suas competências e habilidades, bem como resultados obtidos por você em métricas de gestão em seus empregos anteriores. Ao adotar essa postura o candidato não se deixa dominar pelo nervosismo e obtém um resultado assertivo dentro do processo seletivo.

Entrevista de emprego feita em grupo

Além disso, caso participe de uma entrevista de emprego feita coletivamente, mantenha o foco na sua narrativa e não se guie por narrativas de outros candidatos, já que essa é uma falha comum em entrevistas de emprego feitas coletivamente.

Demonstre autoconhecimento profissional de forma natural

Visto que, embora todos tenham a mesma atuação em questão de área profissional, certamente as experiências possuem particularidades. Por isso, quanto mais autoconhecimento profissional o candidato obtiver, melhores serão as suas respostas.

Essas dicas são adaptáveis e requerem atenção a outros pontos pertinentes à sua personalidade 

Certamente essas dicas são adaptáveis e requerem atenção a outros pontos pertinentes à sua personalidade e objetividade profissional. No entanto, são pontos de atenção para que você não adote um comportamento autossabotador, escondendo suas competências. Por isso, analisar a sua trajetória é destacar pontos relevantes é um ponto importante para a entrevista de emprego; independentemente se ela ocorrer de maneira individual ou em grupo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.