Entrevista de emprego: construa uma narrativa eficiente e adote uma postura assertiva

Construa uma narrativa eficiente e adote uma postura assertiva durante a entrevista de emprego. Confira dicas para o candidato!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar a sua postura e construir uma narrativa objetiva baseada no seu currículo.

Entrevista de emprego: construa uma narrativa eficiente e adote uma postura assertiva

O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com a ansiedade do candidato durante uma entrevista de emprego. Entretanto, quando o candidato não se coloca positivamente, ele adota uma postura negativa, tornando a avaliação improdutiva e imprecisa.

Destaque suas qualidade profissionais através de situações concretas

Sendo assim, na condição de candidato, é muito importante que você leve situações concretas para a entrevista de emprego falando sobre seus empregos anteriores. Dessa forma, irá destacar as suas qualidades profissionais de modo orgânico.

Fale sobre a sua proatividade; facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; gestão de equipes; direcionamento de projetos; inovação; controles de fluxos; implementação sistêmica etc.

Apresente soluções para seus pontos negativos

Equilibre as informações durante a entrevista de emprego falando sobre seus pontos negativos de maneira orgânica. Ao apresentar um ponto que requer melhoria, apresente uma solução em seguida. Por exemplo, você pode informar que possui dificuldades para falar em público, porém, deseja estudar teatro. 

Fale sobre suas características e conhecimento

Você também pode exemplificar situações sobre o seu conhecimento técnico, informando que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema específico; ao passo que já está realizando cotações com algumas instituições. Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade; o que é um valor indireto analisado durante a entrevista de emprego.

Adote uma postura assertiva e participativa durante o processo seletivo

Sendo assim, é importante que você corrobore a sua narrativa através de uma postura assertiva. Evite utilizar braços e pernas; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com o profissional; não deixe objetos no seu colo; chegue ao local marcado para a entrevista de emprego com antecedência.

Torne a avaliação objetiva e genuína

Além disso, tenha cuidado para não interromper os demais participantes, caso participe de uma entrevista de emprego coletiva, dentre outros aspectos relacionados ao seu comportamento. Dessa forma, estará direcionando o processo e tornando a avaliação genuína e eficiente.

Evite a autossabotagem profissional através do direcionamento de sua postura

Portanto, é importante que você direcione o seu comportamento e sua postura através de uma análise aprofundada sobre a sua trajetória profissional. Dessa maneira, estará  destacando o seu profissionalismo de modo orgânico, evitando uma postura negativa e um ciclo de autossabotagem profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.