Entrevista de emprego: apresente seus pontos fortes e direcione seus pontos fracos

Entrevista de emprego: apresente seus pontos fortes e direcione seus pontos fracos

Apresente seus pontos fortes e direcione seus pontos fracos durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis para o candidato!

A entrevista de emprego deve ser conceituada como uma oportunidade para que o candidato direcione o seu comportamento e apresente os pontos destacáveis do seu currículo de forma orgânica.

Entrevista de emprego: apresente seus pontos fortes e direcione seus pontos fracos

Sendo assim, a entrevista de emprego é uma forma de apresentação relevante de seus pontos fortes e de direcionamento estratégico dos seus pontos fracos.

Fale sobre situações anteriores de forma orgânica

É importante que o candidato leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem os resultados positivos alcançados em seus empregos anteriores, falando sobre sua proatividade; gestão de pessoas; facilidade para lidar com metas; comprometimento com a empresa; elaboração de projetos; condução de treinamentos; direcionamento do relacionamento entre a empresa e o cliente; campanhas motivacionais; condução de reuniões brainstorming; inovação, dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu perfil organizacional.

Os seus defeitos precisam ser conduzidos de maneira positiva, por isso, é importante que você fale sobre alguns aspectos de forma sucinta e apresente uma solução. Por exemplo, você pode informar que possui dificuldades para falar em público, porém, deve reforçar que deseja estudar teatro para ampliar a sua comunicação, ou ainda, você pode destacar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico em um determinado sistema utilizado dentro da sua área de atuação, porém, é importante que reforce que já realizou uma cotação com uma escola específica e pretende iniciar o curso.

Adote uma postura participativa

Além da sua narrativa, é importante que você direcione o seu comportamento de forma positiva. Sendo assim, adote uma postura participativa e evite uma postura fechada e ansiosa. A atenção plena ao seu próprio comportamento pode minimizar a ansiedade e tornar possível que você se comporte naturalmente e de forma participativa.

Por exemplo, não cruze os braços; mantenha contato visual com o profissional que estiver lhe entrevistando; não gesticule excessivamente; não balance as pernas enquanto constrói a sua narrativa. Caso seja possível, não deixe bolsas e mochilas no seu colo.

Adapte os pontos citados e demonstre assertividade e resiliência

Certamente, todos os pontos citados são adaptáveis, no entanto, são relevantes para que você direcione o seu comportamento de forma positiva no mercado de trabalho atual.

É importante que o candidato demonstre facilidade para lidar com diversos fatores e resiliência, já que são pontos de extrema valia para uma empresa, considerando  todos os fatores externos que impactam a economia e colocam em risco a atividade de uma empresa no mercado atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.