Entrega dos cartões do Auxílio Brasil deverá ser concluída até dezembro

Segundo informações do Ministério da Cidadania, plano é entregar novos cartões para todos os usuários do Auxílio Brasil

O Governo Federal traçou uma meta para este ano. O plano é entregar os cartões do Auxílio Brasil para todos os usuários do programa até o final deste ano de 2022. Isso significa que eles precisam fabricar e distribuir mais de 18,06 milhões de dispositivos e entregá-los para todas as pessoas até o próximo mês de dezembro.

Membros do Palácio do Planalto reconhecem internamente que a tarefa não é das mais fáceis. Principalmente quando se considera que o plano inicial era mais simples. O objetivo era entregar os cartões novos apenas para os usuários que entraram no programa neste ano de 2022. Seriam, portanto, pouco mais de 3,5 milhões de dispositivos.

O plano inicial não foi cumprido de fato. Ao menos segundo as informações oficiais, os novos usuários do projeto chegaram a receber uma carta indicando que receberiam o cartão em, no máximo, 20 dias. Três meses depois, no entanto, os objetos magnéticos ainda não foram oficialmente entregues.

Durante esta semana, uma grande negociação envolvendo o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelo programa, e a Caixa Econômica Federal, que é o banco pagador, segue acontecendo. Os órgãos estariam entrando em um consenso sobre uma série de pontos antes do início da fabricação dos dispositivos.

Por isso, o Governo Federal ainda não arriscou definir uma data para a entrega dos cartões agora. Há uma chance de que a distribuição aconteça antes dos pagamentos de maio? Sim. Entretanto, ao menos neste momento, não há ainda uma confirmação oficial sobre isso. Mais informações deverão ser divulgadas em mais alguns dias.

Endereço de envio do cartão do Auxílio

O que dá para adiantar é que os novos cartões do Auxílio Brasil serão enviados para o mesmo endereço registrado no Cadúnico dos usuários do benefício. Esse era o plano original, e ele segue confirmado mesmo depois das mudanças.

Quem mudou de endereço nos últimos meses, precisa alterar a informação nos canais oficiais do Cadúnico. Para isso, é necessário ir presencialmente para um local indicado pela prefeitura da sua cidade. Geralmente, este local é o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Não é necessário enviar nenhuma solicitação para receber os novos cartões do Auxílio Brasil. Seja novo usuário ou antigo, o fato é que o Governo Federal deverá enviar os dispositivos para os respectivos endereços de maneira automática.

Cartão do Bolsa Família

Enquanto isso, o cartão do antigo Bolsa Família segue funcionando normalmente. Usuários que faziam parte do antigo benefício e que ainda possuem o dispositivo, podem continuar com o uso para realizar saques neste momento.

O Governo Federal explica que não há nenhum prazo de validade para os dispositivos do antigo Bolsa Família. Portanto, isso significa dizer que as funcionalidades dele são basicamente as mesmas que estarão no novo cartão do Auxilio Brasil.

Quem não tem o cartão do Bolsa Família e ainda não recebeu o novo, também não precisa se preocupar. Neste caso, ele pode movimentar o dinheiro do benefício utilizando o app do próprio Caixa Tem. Por lá, é possível pagar boletos, fazer transferências e até mesmo algumas compras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.