Entenda os estados físicos da água 

Os estados físicos da água poderão ser cobrados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares. Por isso vale a pena entender mais sobre eles!

No planeta Terra, a água pode ser encontrada em três estados físicos. Veja abaixo cada um deles. 

Estado líquido

Trata-se do estado da água mais comum, ele faz parte da nossa rotina no dia-a-dia. É a água que bebemos, tomamos banho, lavamos roupa, entre outras funções. Podemos encontrar, na natureza, a água neste estado nos oceanos, rios, lagos, entre outros. 

Estado gasoso

A água no estado gasoso também faz parte do nosso dia-a-dia, ele acontece após a água para por uma transformação por meio do processo de evaporação. 

Em dias de extremo calor a água dos rios, mares, por exemplo, acaba transformada em vapor de água. 

Além disso, ao ferver a água em casa, ela deixa o estado líquido e transforma-se no estado gasoso, por meio do processo de ebulição. 

Estado sólido

O estado da água se apresenta na forma de gelo. Neste estado físico, ela é mais comum em regiões frias do continente com na Antártida e no Polo Norte. A água também pode passar do estado físico líquido para o sólido de forma artificial, ou seja, quando colocamos água no congelador de nossas geladeiras.

Mudanças nos estados da água

Ao todo existem cinco processos de transformação da água no meio ambiente. Elas podem ocorrer por conta da mudança de temperatura da água. 

Além disso, para que ocorra a mudança do estado da água para outro é preciso que ela atinja algumas temperaturas. Veja abaixo cada um dos processos de transformação da água. 

Vaporização

Para que a água saia do estado líquido para o gasoso, ela precisa passar por dois processos, evaporação ou ebulição. 

No processo de evaporação o processo é lento para água sair do processo líquido para o gasoso. Um bom exemplo é quando colocamos a roupa pra secar no varal e ela pode demorar horas. 

Já na ebulição, a água chega a temperaturas elevadas, como por exemplo quando fervemos água. 

Solidificação

O processo de solidificação acontece quando a água passa do estado líquido para o sólido. 

Essa mudança acontece quando a água atinge a temperatura de 0ºC. Um exemplo básico é quando colocamos a água no estado líquido no congelador e ela se transformará em sólido quando atingir 0°C. 

Condensação

O processo de condensação acontece quando a água sai do estado gasoso para o líquido. Ele acontece sobretudo na formação das chuvas, quando o vapor da água acaba se tornando líquido por conta da queda de temperatura. 

Um exemplo muito comum no nosso cotidiano é quando colocamos uma panela no fogo e gotículas de água se formam na tampa da panela. 

Fusão

A fusão acontece quando a água sai do estado sólido e vira líquido. Um exemplo simples é quando o gelo é retirado do congelador e a temperatura da água se eleva. 

Desse modo, quando a água ultrapassa a marca de 0ºC ela começa a derreter, mudando para o estado líquido. 

Sublimação

A sublimação ocorre quando a água sai do estado físico gasoso para o sólido e vice-versa, sem passar pelo estado líquido. 

Trata-se de uma das transformações mais raras da água. Em geral, este processo ocorre em laboratórios. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os estados físicos da água?

Não deixe de ler também – 5 piores tipos de poluição da água

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.