Ensino Superior: O que é e como funciona o SISU?

O acesso à educação superior é um dos principais pilares para a transformação e ascensão social. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma ferramenta fundamental no contexto educacional brasileiro, proporcionando oportunidades a milhares de estudantes todos os anos. SISU é uma sigla para Sistema de Seleção Unificada, uma plataforma digital desenvolvida e mantida pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil.

Trata-se de um sistema informatizado que permite que instituições de ensino superior públicas ofereçam vagas em seus cursos de graduação a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sisu é um mecanismo que promove a democratização do acesso à educação superior, uma vez que permite que estudantes de todo o país concorram a vagas em instituições renomadas, independentemente de sua localização geográfica.

Como funciona o SiSU?

O funcionamento do Sisu é relativamente simples, mas altamente eficaz.

1. Inscrição: O primeiro passo para participar do SiSU é a inscrição. Desse modo, os estudantes que tenham feito o Enem do ano anterior devem acessar o sistema durante o período de inscrições, que geralmente ocorre no início do ano, e escolher até duas opções de cursos dentre as vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior participantes do programa.

2. Classificação: Os candidatos são classificados com base em suas notas no Enem. O Sisu utiliza o sistema de pontuação do exame, que leva em consideração as notas obtidas nas provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Cada curso e instituição estabelecem uma nota de corte mínima. Os estudantes que não atingirem essa nota são eliminados da seleção para o curso escolhido.

3. Chamada Regular: Após o encerramento do período de inscrições, o sistema realiza chamadas regulares para os candidatos classificados. Os estudantes selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição de ensino e garantir sua vaga. Os candidatos não selecionados na primeira chamada têm a oportunidade de participar das chamadas subsequentes, se houver vagas remanescentes.

4. Lista de Espera: O programa também oferece aos candidatos a possibilidade de participar de uma lista de espera para as vagas remanescentes. Isso significa que, caso não sejam selecionados na chamada regular, os estudantes podem manifestar interesse em continuar concorrendo a vagas em seu curso de preferência, caso surjam desistências.

5. Matrícula: Uma vez selecionados, os estudantes precisam efetuar a matrícula na instituição de ensino. O processo de registro acadêmico acontece exclusivamente na instituição de ensino, seguindo os procedimentos estabelecidos por ela.

Qual é a importância do SiSU?

modalidades do Sisu 2024
O programa conta com diferentes modalidades de seleção. Imagem: Educa Mais Brasil 2024

O SiSU é uma ferramenta fundamental para democratizar o acesso à educação superior no Brasil. Ele promove igualdade de oportunidades ao permitir que estudantes de diferentes regiões do país compitam por vagas em instituições de renome com base no mérito acadêmico. Além disso, o sistema oferece facilidade de inscrição, a possibilidade de preencher vagas remanescentes e promove transparência e acessibilidade no processo de seleção, tornando-o uma peça fundamental no cenário educacional brasileiro.

Apesar de suas vantagens e importância, o SiSU também enfrenta desafios e críticas. Um dos principais desafios é o estabelecimento das notas de corte, que podem variar significativamente de um ano para outro e de uma instituição para outra. Isso torna o processo de seleção imprevisível e pode gerar frustrações entre os candidatos.

Além de democratizar o acesso ao ensino superior usando as notas do Enem, o programa promove a reserva de vagas para estudantes egressos de escolas públicas, de acordo com a Lei de Cotas. Desse modo, há também vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Leia também Citação direta e indireta: como citar outros autores em seu texto acadêmico de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.