Energia pelo mundo: os fornos solares ainda são muito usados

Coletores solares são dispositivos que coletam a radiação do Sol e a usam para gerar calor, seja para cozinhar alimentos, aquecer água ou gerar eletricidade.

Mas vale dizer que esses mecanismos não são novos. Pelo contrário. Eles têm sido usados desde o século 18 como é o caso dos fornos solares, inclusive, o que acha de entender melhor sobre eles?

Antes do advento das células fotovoltaicas para converter a energia luminosa do Sol (fótons) diretamente em eletricidade (volts), os coletores solares absorviam calor para cozinhar alimentos.

Em 1767, o naturalista e físico de Genebra Horace de Saussure criou um forno solar que aumentava as temperaturas até 110 graus Celsius.

Os fornos solares ainda são usados em todo o mundo hoje como uma forma prática de cozinhar alimentos sem eletricidade ou combustão. Na África, por exemplo, há diversos projetos para distribuir os equipamentos às populações.

Por falar no território africano, existe uma crescente projeção da energia solar no país inteiro. No Marrocos, para se ter uma ideia, há uma vila inteira somente abastecida com esse tipo de fornecimento, o que significa um avanço estrondoso – e que pode servir de lição para o Brasil.

No caso nos fornos solares, madeira e outros biocombustíveis como a turfa ainda são as principais fontes de combustível para cozinhar para quase metade da população mundial.

Substituir lenha por fornos solares pode ajudar a prevenir o desmatamento: um único fogão solar evita que uma tonelada de madeira por ano seja colhida, de acordo com os especialistas em coletores solares.

Cozinhar com o calor do sol também reduz as emissões de carbono da queima de madeira e reduz a poluição do ar interno.

Ainda que pareça algo extremamente arcaico, pode solucionar problemas pontuais e em ambientes nos quais o avanço tecnológico ainda não chegou. Fora que, não é porque se trata de algo manual que consiste em um artefato ineficiente. Em se tratando de sustentabilidade, os fornos solares dão um baile nos fogões que conhecemos.

E então, gostou de conhecer mais sobre os fornos solares? Compartilhe!

Não deixe de ler também – Sustentabilidade: Tudo sobre telhas solares e seus benefícios

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.