A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) é uma instituição de ensino superior pública que iniciou as suas atividades na segunda metade do século XX. Atualmente, instituição possui cinco sedes diferentes, as quais estão localizadas nas cidades de Blumenau, Araranguá, Curitibanos, Joinville e Florianópolis.
Se você vai participar do próximo processo seletivo da instituição (Vestibular Unificado 2025), é muito importante que você saiba quais serão os tópicos e assuntos abordados no mesmo.
Dessa forma, para te ajudar, separamos um resumo com as obras obrigatórias para o Vestibular Unificado conforme a divulgação feita pela Coperve (Comissão Permanente do Vestibular) e dicas sobre como responder as questões da prova de literatura brasileira. Vamos conferir!
Lista de obras obrigatórias do Vestibular da UFSC foi divulgada: veja os escolhidos
Na última semana, a UFSC divulgou a lista de obras que deverão ser lidas por todos os candidatos que pretendem participar da próxima edição do Vestibular da instituição. As obras poderão cobradas em questões de literatura e também em questões interdisciplinares.
A lista é válida também para os candidatos interessados em estudar no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), uma vez que a UFSC e o IFSC realizarão um Vestibular Unificado.
Os livros obrigatórios para o processo seletivo são os seguintes:
- Singradura, de Flávio José Cardoso – Editora UFSC;
- Velhos, de Alê Mota – Editora Reformatório;
- Tropicalia ou Panis et Circencis, de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé, Capinam, Torquato Neto, Rogério Duprat – Gravadora Universal Music;
- Solitária, de Eliana Alves Cruz – Editora Grupo Companhia das Letras;
- Tordo arado, de Itamar Vieira Júnior – Editora Todavia;
- Parque Industrial, de Pagu – Editoria Companhia das Letras.
Pode-se observar que, pela primeira vez, um álbum musical integra a lista de obras do Vestibular da UFSC. A escolha foi o disco Tropicalia ou Panis et Circencis, com 12 músicas lançadas em 1968.




