ENEM e vestibulares: um resumo sobre a Idade Moderna

Tudo aquilo que você precisa saber

Idade Moderna: esse assunto é sempre cobrado nos vestibulares e no ENEM

O termo “Idade Moderna” é usado para definir um período muito importante para a história que está entre a Idade Média e a Idade Contemporânea.

Esse tema é abordado com frequência por questões de história geral, principalmente nos mais variados vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você possa se preparar, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre a Idade Moderna. Confira!

O que foi a Idade Moderna?

O termo Idade Moderna se refere ao período histórico que começa no século XV e termina no século XVIII, ou seja, entre a Idade Média e a Idade Contemporânea.

Existem debates muito importantes sobre qual o ano de início e fim da Idade Moderna. Alguns historiadores que o período começou  em 1473, com a Queda de Constantinopla. Outros afirmam que a data de início seria 1492, com as Grandes Navegações.

Quanto ao seu fim, existem aqueles que afirmam que a Idade Contemporânea se iniciaria em 1760, com a Primeira Revolução Industrial. Outros afirmam que a Idade Moderna termina em 1789, com a Revolução Francesa.

Principais aspectos da Idade Moderna

A Idade Moderna foi um período de grandes transformações, como as revoluções e as diversas alterações na mentalidade ocidental. As mudanças aconteceram devido ao declínio do feudalismo, o surgimento da burguesia e também o Iluminismo. 

Ainda, a Era Moderna é o período em que ocorrem o Renascimento Histórico, o Renascimento Artístico e o Renascimento Comercial e Urbano. Assim, podemos afirmar que importantes transformações de ordem econômica, científica, urbana, artística e religiosa ocorreram.

As grandes navegações

A Idade Moderna é a época em que os europeus passaram a explorar territórios novos. As Grandes Navegações só foram possíveis devido aos imensos avanços tecnológicos tecnológicos do período, como o aperfeiçoamento da bússola e do astrolábio.

Correntes de pensamento da Idade Moderna

Uma das principais correntes de pensamento da Idade Moderna foi Iluminismo, movimento intelectual de extrema importância que pregava o uso da razão.

A época também foi marcada pelo desenvolvimento das Reformas Religiosas, iniciadas por Martinho Lutero, que provocaram transformações sociais e conflitos em todo o continente europeu.

A Igreja respondeu aos movimentos de reforma com a Contrarreforma, intensificando a rigidez de seus dogmas e da Inquisição.

Política da Idade Moderna

A política da Idade Moderna é marcada pela presença do Absolutismo. Nessa época, grande parte dos estados nacionais estavam já formados e eles eram governados por fortes monarquias centralizadoras, em contraposição ao feudalismo da Idade Média.

Os reis eram os responsáveis pelo controle da política, da economia e da sociedade.

Economia do período

A economia da Idade Moderna foi desenvolvida em torno do comércio que passou a ocorrer em níveis municipais, nacionais e internacionais a partir do século XV. A intensificação das trocas comerciais foi acompanha pelo crescimento da população, das cidades e das manufaturas.

Outra base muito importante da economia da época foi o mercantilismo, conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essa política econômica era marcada pela intervenção do Estado na economia e pela transição do modo de produção feudal para aquele capitalista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.