Resumo de história de arte: tudo sobre o Fauvismo

Confira!

Fauvismo: aquilo que pode cair no ENEM e nos vestibulares

O termo “fauvismo” é usado para denominar um movimento artístico que aconteceu entre os anos de 1905 e 1907, no início do século XX.

O assunto é abordado com frequência por questões de história da arte, principalmente nos mais variados vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para que você possa estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o fauvismo. Vamos conferir!

O que foi o fauvismo?

O Fauvismo foi um movimento artístico das Vanguardas Europeias. Essa corrente surgiu no ano de 1905, na França, e a principal característica das obras é o uso da cor pura e forte com o objetivo de criar volume, relevo e perspectiva.

A primeira aparição pública dos fauvistas aconteceu no Salão do Outono, evento que ocorreu na cidade francesa de Paris, em 1905. Posteriormente, em 1906, uma nova exposição foi organizada e o grupo recebeu o nome de les fauves, que significa “as feras”, devido às fortes cores sólidas que faziam parte das obras do movimento. 

Principais aspectos do fauvismo

Esse movimento artístico buscava retratar temas alegres e leves, evitando temas de crítica social e profundos.

As obras dos artistas fauvistas eram produzidas a partir do uso de cores fortes e vibrantes, como o verde, o amarelo, o vermelho e o azul. As tonalidades de cores eram utilizadas de forma arbitrária e sem nenhuma preocupação em criar uma correspondência com o real.

Dentre as principais características do fauvismo, podemos mencionar:

  • Inexistência do compromisso de representar a realidade
  • Uso arbitrário das cores
  • Uso de cores sólidas e puras
  • Influência da arte primitivista.

Principais artistas do fauvismo

Diversos foram os nomes que fizeram parte desse movimento. Mas, dentre os principais artistas do fauvismo, podemos citar Henri Matisse, André Derain e Maurice de Vlaminck.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.