ENEM e vestibulares: as Usinas termoelétricas no Brasil

Um resumo de geografia

Usinas termoelétricas no Brasil: um resumo completo para as suas provas

As usinas termoelétricas possuem um papel fundamental para a geração de energia elétrica no Brasil.

O tema é abordado com muita frequência por questões de geografia, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre as usinas termoelétricas. Vamos conferir!

O que são as usinas termoelétricas?

As usinas termoelétricas são instalações industriais utilizadas para a produção de energia elétrica, através de um processo que utiliza como combustível renovável ou um combustível não renovável.

Funcionamento das usinas termoelétricas no Brasil

Você também pode gostar:

A produção de energia elétrica nesse tipo de usina acontece através da liberação da energia em forma de calor por meio queima de combustíveis, como o carvão natural, o óleo, a madeira ou o gás natural. 

Para funcionar, queima-se o combustível em uma câmera de combustão. Depois, o calor gerado aquece uma caldeira de água, gerando vapor em alta pressão. Esse vapor move as pás de uma turbina conectada ao gerador de eletricidade, fazendo com que ele funcione. Quando o vapor é resfriado, ele retorna para caldeira em forma líquida.

Vantagens

Existem vantagens e desvantagens em usar as usinas termoelétricas.

No Brasil, a usina termoelétrica pode ser muito útil, uma vez que ela consegue produzir energia mesmo durante períodos de seca. Outra grande vantagem desse tipo de usina é que elas podem ser construídas em locais próximos aos centros consumidores, permitindo a economia de redes de transmissão e evitando desperdício, uma vez que a energia produzida é imediatamente utilizada.

Desvantagens

Contudo, esse tipo de produção de energia não é isento de problemas. Os combustíveis utilizados nas usinas termelétricas liberam resíduos que poluem a atmosfera. Em grande quantidade, esses resíduos podem intensificar o efeito estufa, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

Principais usinas termoelétricas no Brasil

Existem cerca de três mil usinas termelétricas no Brasil, que produzem um quarto da energia elétrica de todo o país. Dentre elas, podemos destacar a Usina Piratininga no estado de SP. Na região Nordeste, por sua vez, podemos citar a usina Vale do Açu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.