6 mulheres influentes da história da América do Sul

De Evita Peron à Imperatriz Maria Leopoldina, as mulheres sempre desempenharam papéis importantes na história da América do Sul.

Ainda que tenham nascido e atuado em épocas nas quais as mulheres não tinham quase voz ou direitos estabelecidos, conseguiram se destacar por inúmeros feitos.

Conheça a lista e anote esses nomes para estudá-los melhor depois!

Evita Peron

Você pode ter visto o musical e o episódio sobre ela no History Channel, entretanto, o que você realmente sabe sobre “Evita”?

Esposa do presidente Juan Peron, Eva Peron foi a mulher mais poderosa da Argentina durante sua curta vida, entre 1946 a 1952. Seu legado é tal que, ainda hoje, décadas após sua morte, os cidadãos de Buenos Aires deixam flores em seu túmulo.

Policarpa Salavarrieta

Conhecida também como La Pola, Policarpa foi uma espiã das forças colombianas pró-independência. Durante a sua atuação com o grupo, foi pega pelos espanhóis e morta por um esquadrão de fuzilamento.

Atualmente, considera-se Policarpa um símbolo de coragem e liberdade.

Imperatriz Leopoldina

Maria Leopoldina era esposa de Dom Pedro I , o primeiro Imperador do Brasil. Bem educada e inteligente, ela era muito querida pelo povo brasileiro. Leopoldina era muito melhor na arte de governar que Pedro e o povo brasileiro a amava. Ela morreu jovem de complicações de um aborto espontâneo.

Manuela Saenz

Manuela Saenz, mais conhecida por ser amante do grande Simón Bolívar, libertador da América do Sul, era uma heroína por direito próprio.

A saber, ela lutou e serviu como enfermeira em batalhas e até foi promovida a coronel. Em uma ocasião, enfrentou um grupo de assassinos enviados para matar Bolívar enquanto ele escapava.

Juana Azurduy

Essa lista de mulheres influentes também conta com Juana, heroína da independência do Alto Peru, onde atualmente se situa a Bolívia.

Ao assumir o controle das tropas pró-independência, após a morte de seu marido, ela obteve importantes vitórias militares.

Dandara dos Palmares

Dandara foi uma guerreira brasileira que participou de várias batalhas para defender Palmares. Inclusive já falamos bastante do assunto por aqui – Quilombo dos Palmares: Conheça sua história de luta e força política.

Ainda que existam poucas informações sobre a vida dela, sabe-se que Dandara teve um papel importantíssimo na luta contra a escravidão no Brasil colonial.


E então, gostou de conhecer a lista de mulheres influentes da América do Sul? Essa relação pode lhe ajudar em trabalhos e até na redação do Enem.

Não deixe de ler também outro artigo –3 mulheres cientistas que influenciaram a teoria da evolução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.