Geografia: Países e principais características da América Latina

Conheça quais são os países considerados latino-americanos para estudar com mais segurança

Muito se ouve falar sobre a América Latina, mas poucos sabem que ela se divide em várias regiões, incluindo também a América do Norte.

Sim, afinal, a maioria das pessoas entendem que englobam somente os países da América Central, América do Sul e Caribe.

O que acha de conhecer cada um e principais características? Vale a pena estudar o tema para ficar craque em geografia e se dar bem no vestibular ou ENEM.

América do Norte

Conforme explicitamos anteriormente, a América do Norte também compõe a América Latina. Entretanto, somente com um país: o México.

México

Apesar de ser o único país norte-americano que faz parte da América Latina, o México é uma das maiores e mais importantes nações da região.

Países da América Central

A América Central é formada por sete países, seis deles de língua espanhola.

Costa Rica

A Costa Rica está localizada entre a Nicarágua e o Panamá. É um dos países mais estáveis da América Central, principalmente porque foi capaz de capitalizar sua rica topografia para a indústria de ecoturismo.

El Salvador

El Salvador é o menor, mas mais densamente povoado, país da América Central. Junto com Guatemala e Honduras, pertence ao maligno ” Triângulo do Norte “, caracterizado por sua violência e crime, em grande parte, resultado das guerras civis dos anos 1980.

Guatemala

De longe, o país mais populoso da América Central, assim como o de maior diversidade linguística. Muito conhecida pela riqueza de sua cultura maia. A saber, cerca de 40% da população fala um idioma indígena como língua materna.

Honduras

Honduras faz fronteira com a Guatemala, Nicarágua e El Salvador. Infelizmente, é conhecido como um dos países mais pobres da América Latina (66% das pessoas vivem na pobreza), assim como um dos mais violentos.

Nicarágua

O maior país da América Central em termos de área de superfície é a Nicarágua. Além disso, é também o país mais pobre da região.

Panamá

O Panamá, o país mais ao sul da América Central, liga a região à América do Sul. Dono do Canal do Panamá, um ícone da engenharia, de acordo com especialistas. O canal, a saber, corta o centro do país e cria uma importante rota de navegação de relevância mundial.

Mercosul: Panorama geral para você estudar já

Países da América do Sul

A América do Sul abriga 10 nações independentes que compõem a América Latina, das quais de língua espanhola ou portuguesa. A saber, três países ficam de fora: Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Argentina

A Argentina é o segundo maior e o terceiro país mais populoso da América do Sul, logo após o Brasil e da Colômbia. É também a segunda maior economia da América Latina.

Bolívia

A Bolívia consiste em um dos países montanhosos da América do Sul, conhecido por seus 3.700 metros de altitude. Tem uma população indígena relativamente grande, especificamente falantes de aimará, assim como quíchua.

Brasil

Maior país da América do Sul em população e tamanho físico, o Brasil também é uma das economias mais dominantes do mundo. Cobre quase metade da massa de terra da América do Sul e abriga a Floresta Amazônica.

Chile

Conhecido por sua prosperidade em relação ao resto da América Latina, o Chile também tem uma população menos mestiça do que as demais regiões.

Colômbia

A Colômbia é a segunda maior nação da América do Sul e a terceira maior em toda a América Latina. O país é rico em recursos naturais, principalmente petróleo, níquel, minério de ferro, gás natural, assim como carvão e ouro.

Equador

Embora seja um país de tamanho médio na América do Sul, o Equador é o país mais densamente povoado do continente. Ele se localiza ao longo da linha do equador.

Paraguai

A pequena nação do Paraguai tem uma população relativamente homogênea: a maioria das pessoas tem ascendência mista europeia e guarani (indígena).

Peru

Conhecido por sua história antiga e Império Inca, o Peru é o quarto país mais populoso da América do Sul e o quinto da América Latina. Possui topografia montanhosa e população indígena relativamente grande.

Uruguai

O Uruguai é o terceiro menor país da América do Sul e, como a vizinha Argentina, tem uma população majoritariamente descendente de europeus (88%).

Venezuela

Com um longo litoral na fronteira norte da América do Sul, a Venezuela tem muito em comum culturalmente com seus vizinhos caribenhos.

 

Caribe

O Caribe é a sub-região com a história mais diversa da colonização europeia: espanhol, francês, inglês, holandês e kreyol são todos idiomas falados por lá. Entretanto, trouxemos somente os países de língua espanhola para este artigo.

Cuba

Última colônia espanhola a conquistar sua independência, Cuba é a maior e mais populosa nação do Caribe. Assim como na República Dominicana e em Porto Rico, a população indígena foi virtualmente eliminada em Cuba, e o principal tipo de mistura racial era entre africanos e europeus.

República Dominicana

A República Dominicana compreende os dois terços orientais do que os colonizadores espanhóis chamaram de ilha de Hispaniola. Tem historicamente uma relação tensa com o Haiti. Cultural e linguisticamente, a República Dominicana tem muito em comum com Cuba e Porto Rico.

Porto Rico

A pequena ilha de Porto Rico é uma comunidade dos Estados Unidos. Desde 1917, a saber, os porto-riquenhos recebem a cidadania americana automática, entretanto, não têm o direito de votar nas eleições presidenciais.


E então, você sabia que todos esses países compunham a América Latina? Utilize essas informações para estudar as regiões mais a fundo, principalmente no que se refere à questões políticas.

Leia também outro artigo – Geografia: Conceitos importantes sobre Globalização

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.