MEC prorroga prazo para adesão de universidades ao Sisu 2021

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 23 de fevereiro o prazo para a adesão das instituições públicas de ensino superior ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente à oferta de vagas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2021. De acordo com o edital, o prazo para a inscrição das instituições, que começou no dia 8 de fevereiro, deveria encerrar no dia 12.

Assim, o MEC informou que “Essa alteração do edital de adesão ao Sisu, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU), no próximo dia útil, apenas unificará os cronogramas, antes estanques, dos dois procedimentos previstos em edital, que são a adesão e a retificação, se for o caso, das informações constantes nos documentos de adesão. O prazo final desse último procedimento não foi alterado. Ele terminará também no dia 23 de fevereiro”.

As instituições interessadas devem se encaixar nos pré-requisitos do edital. Para participar do Sisu do primeiro semestre de 2021, as universidades devem realizar a inscrição por meio da assinatura do termo de adesão. O processo é feito exclusivamente on-line, por meio do sistema de gestão do Sisu. Clique aqui para acessar o site do programa.

O que é o Sisu

O Sisu é um sistema informatizado do MEC, cujo objetivo é facilitar o acesso dos estudantes a instituições públicas de ensino superior para a realização de cursos de graduação. Desse modo, as instituições oferecem as vagas e os candidatos com melhor colocação garantem as vagas nos cursos escolhidos.

As vagas são distribuídas de acordo com o estabelecido pela Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e em consonância com a política de ações afirmativas das instituições. O candidato pode escolher até dois cursos, de acordo com a universidade, o município e o turno.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Educação: Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.