Enem Digital: MEC decide que não irá mais aplicar as aprovas

Baixa adesão dos estudantes é uma das justificativas

O Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), decidiu nesta quarta-feira (08) que não irá mais realizar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Enem Digital. A fonte da informação é do jornal O Estado de São Paulo.

O MEC baseou a decisão na justificativa de que além de baixa adesão por parte dos estudantes, a realização das provas em formato digital gera um alto custo à pasta. Portanto, a partir deste ano só haverá aplicação do Enem impresso.

Em 2022, o valor total gasto na aplicação da versão digital foi de R$ 25,3 milhões

Como funcionou o Enem Digital

O Enem digital foi aplicado por três anos consecutivos. O primeiro ano de aplicação foi 2019. Os estudantes se dirigiam aos locais de prova. Contudo, ao invés de receberem um caderno de questões impressas, eles faziam o Enem de forma digital, em um computador.

Baixa adesão ao Enem Digital

Segundo o Inep, em 2022 das 100 mil vagas disponibilizadas para o Enem Digital apenas 65.066 estudantes se inscreveram. Todavia, no primeiro dia, nem metade dos inscritos compareceram para realizar a prova. Apenas 32.376 realizaram o exame (49,7%). No segundo dia de realização de provas, o percentual foi ainda menos (46%), o equivalente a 32.376 pessoas.

Mudanças a partir de 2024

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 deve ser a última edição no atual formato, em que todos os inscritos fazem uma mesma avaliação.

De acordo com o novo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Manuel Palácios, o Instituto vai reformular o programa. Desta forma, deve ser criada uma prova que avalie não só o conteúdo comum, mas que considere também as áreas específicas que agora fazem parte do ensino médio, após a reforma no ensino.

“No início de 2024, as escolas já precisam ter acesso às referências curriculares dessa nova parte”, disse Palácios, em entrevista.

De acordo com o presidente do Inep, a mudança deverá acompanhar a reforma do Ensino Médio.

Novo formato do Enem

No novo formato do Enem, o estudante tem a opção de escolher o caminho que irá percorrer entre as cinco áreas ofertadas:

Linguagens;

Matemática;

Ciências da Natureza;

Ciências Humanas e Sociais;

Formação técnica e profissional

Deste modo, cada rede estadual ou escola particular deverá pensar no currículo e nas aulas que serão oferecidas dentro destas áreas.

Avaliação dos candidatos

Segundo Palácios, a prova irá avaliar o candidato independente do curso escolhido. Contudo, é importante destacar que, não obrigatoriamente, o estudante deverá seguir o curso ligado ao itinerário que o estudante optou por seguir no ensino médio. Ele exemplificou:

“As universidades podem atribuir pesos aos testes, mas fazer um itinerário de Linguagens não pode ser um obstáculo intransponível para quem quer cursar Engenharia, por exemplo.”

Além disso, o Enem digital também contará com mudanças. O presidente do Inep disse que o exame poderá trazer mais recursos do que apenas questões de múltipla escolha.

Lidar com essas mudanças e com flexibilidade por ela promovida, é o grande desafio do novo Enem. Por isso, Palácios acredita que a elaboração, bem como, as alterações que serão feitas, deverão ser elaboradas em conjunto com as secretarias estaduais de Educação, que são responsáveis pelas escolas de ensino médio, e com as universidades.

Novo Enem é aprovado pelo governo?

Existem setores dentro do partido do atual presidente Lula (PT) que se manifestaram contrários a mudança. Deste modo, o Ministério da Educação (MEC) não se manifestou se concorda ou não com as mudanças. Todavia, o novo presidente do Inep pontuou que o Enem vai seguir o novo ensino médio no ano que vem.

Utilização das notas do Enem

Atualmente, no Brasil existem três conhecidos programas de acesso ao ensino superior. São eles: Sistema Único de Seleção (Sisu), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e Programa Universidade Para Todos (Prouni).

No caso do Fies, as inscrições para o primeiro semestre ainda podem ser feitas. Elas seguem abertas até o dia 10 de março, próxima sexta-feira. Os resultados estão previstos para serem divulgados no dia 14.

Resultados do Enem 2022

Para ter acesso as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login da plataforma gov.br. Caso o estudante não lembre a senha, o portal dispõe da opção de recuperá-la. Basta digitar o CPF e selecionar a opção “Avançar”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.