Enem 2023: Inep anuncia alteração nas provas deste ano (Confira!)

Estudantes terão uma avaliação diferenciada a partir de 2023

Uma nova decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deixou os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino  Médio (Enem), surpresos. Ao que parece, as provas deste ano foram alteradas, ou seja, houve uma ampliação do tamanho da fonte nos cartões-resposta. 

Estes cartões-resposta são entregues aos inscritos no Enem no dia da prova, onde eles preenchem o gabarito da avaliação. O objetivo principal da mudança é promover a inclusão de pessoas com deficiências visuais. Todavia, é uma alteração que procura fomentar a igualdade de oportunidade para todos os participantes.

Vale ressaltar que a medida do Inep também valerá para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Espera-se que através de um cartão-resposta com uma fonte maior, os inscritos no Enem com visão reduzida, possam obter uma maior acessibilidade na prova deste ano.

Sendo assim, essas pessoas terão uma maior independência e equidade no momento em que estiverem fazendo a sua avaliação do Enem. Analogamente, de acordo com o Inep, os cartões-resposta deste ano, serão impressos com uma fonte com tamanho 18. Anteriormente as folhas de resposta vinham no tamanho 12.

Alterações no Enem 2023

Além do tamanho da fonte dos cartões-respostas, o Enem de 2023 deve trazer outras novidades. Dessa maneira, os estudantes devem se adaptar. O Inep também deverá mudar o tamanho das folhas utilizadas em sua prova. Ademais, a alteração valerá não só para 2023, mas também nas avaliações do Enem posteriores.

Dessa forma, os exames de 2023, tanto os cartões-respostas, quanto a folha de redação e o Encceja, serão impressos no tamanho A3, com dimensões de 297 x 420 mm. A princípio, o Inep busca uma conformidade com a folha anterior que era do tamanho A4 com dimensões de 297 x 210 mm na folha de redação.

A nova folha de redação terá 25 linhas, o Encceja para os inscritos no Enem terá 30 linhas. O espaçamento será de 1,5 cm. Estas alterações nos cartões-respostas poderão ser solicitadas pelos inscritos a partir de seu cadastro. Quem optar por esse tipo de prova não terá direito a ajuda durante a transcrição de suas respostas.

Aliás, o Inep fez um teste recentemente com a nova fonte ampliada no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Ensino Superior Estrangeira (Revalida). Dessa forma, agora o instituto está disponibilizando esta alteração tanto para a prova do Enem, quanto para o Encceja deste ano.

Acessibilidade das provas

O Inep atesta que considera a acessibilidade e inclusão social uma prioridade. Deve-se observar que o instituto estabeleceu a Política de Acessibilidade e Inclusão no ano 2000. Dessa maneira, ele oferece um serviço diferenciado em exames e avaliações. Há uma maior igualdade no acesso a programas educacionais do país.

O estudante do Enem que desejar ter um atendimento personalizado durante as provas do Enem deve fazer o pedido no momento de sua inscrição. Em síntese, são pessoas com deficiências como, baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, entre outros.

Deve-se observar que o Inep garante vários recursos de acessibilidade como o auxílio para a leitura, auxílio para transcrição, avaliação com letras e figuras ampliadas, sala de fácil acesso e leitor de tela. Essa última oferece uma tecnologia que traz uma voz sintetizada para descrever as imagens que constam na prova.

Prova de redação

A prova de redação é uma parte bastante importante do Enem. O estudante deve ficar atento nesta hora considerando sua caligrafia e formatação de texto tão importantes quanto a apresentação de seu conteúdo. Isso se deve ao fato de que é através da escrita que ele irá passar as suas ideias para o papel.

Analogamente, a letra feia não zera  a prova de redação, mas o corretor pode não entender o que está escrito. É preciso que a caligrafia esteja legível. É importante que o estudante não rasure a folha de redação. Ele não pode usar corretivo na prova, portanto, o ideal é, primeiramente, escrever um rascunho.

Em conclusão, seja qual for o tamanho da folha de redação do Enem, é importante que o estudante organize bem suas ideias, com letras em tamanho médio, para que possa escrever um texto objetivo e sucinto. É preciso treinar bastante, escrevendo diversos textos durante o período de estudos, antes do dia da avaliação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.