IFMG encerra inscrições do Vestibular 2023/2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) encerra nesta segunda-feira, dia 22 de maio, o período de inscrição referente ao Vestibular 2023/2. Os interessados poderão se inscrever até as 23h59 de hoje (horário oficial de Brasília).

Conforme estabelecido no edital, o IFMG recebe as inscrições de forma virtual. Desse modo, para se inscrever, é necessário acessar o site da Fundação CEFETMINAS e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. O IFMG disponibilizou o passo a passo para a inscrição em seu  site.

Além dos dados pessoais para a identificação dos candidatos, o formulário solicita os dados escolares do candidato. Além disso, é necessário indicar  a opção de curso desejada, a modalidade de seleção e indicar se deseja participar da seleção dentro do sistema de vagas ou em ampla concorrência.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição. De acordo com o edital, a taxa é no valor de R$ 20,00 (vinte reais). O Instituto receberá os pagamentos da taxa até o dia 25 de maio, próxima quinta-feira.

O IFMG já recebeu os pedidos de isenção e a lista de candidatos beneficiados já está disponível no site do Instituto. Conforme estabelecido no edital, puderam solicitar o benefício estudantes com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, que tenham cursado o ensino Fundamental completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada e que comprovaram condição de Hipossuficiência Econômica Financeira.

Vestibular IFMG 2023/2

O Vestibular IFMG 2023/2 conta com duas modalidades de seleção: aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e análise de histórico escolar e redação on-line. É de responsabilidade do candidato informar em qual modalidade deseja se inscrever.

De acordo com o edital, para a seleção via notas do Enem, o IFMG aceitará as notas de uma das últimas dez edições do exame. Portanto, somente os estudantes que tenham feito o Enem entre 2013 e 2022 poderão optar por essa modalidade.

Os candidatos que optarem pela seleção via histórico escolar e redação deverão enviar o histórico com o registro das médias obtidas nas disciplinas do Ensino Médio. Já a aplicação da prova de redação está marcada para o dia 18 de junho de 2023.

Cursos técnicos

Para a classificação dos inscritos para os cursos técnicos nas modalidades concomitante e subsequente ao Ensino Médio, o IFMG realizará a aplicação de uma prova de conhecimentos gerais. De acordo com o cronograma, a aplicação da prova presencial está marcada para o dia 18 de junho de 2023.

As provas abarcarão conteúdos referentes às disciplinas do Ensino Médio. Desse modo, os candidatos responderão questões sobre conteúdos de Linguagens (Língua Portuguesa), Matemática, Humanas (História, Geografia), Ciências da Natureza (Química, Biologia e Física).

Vagas ofertadas

A oferta total do Instituto é de 397 vagas para 11 cursos de graduação presenciais, além das oportunidades ofertadas para os cursos técnicos. Há vagas para os campi de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

Parte das vagas estão reservadas segundo determinado pelas ações afirmativas (cotas). Os aprovados pelo sistema de cotas deverão, no ato de matrícula, comprovar a renda de sua família e comprovar que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Resultados

A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva está prevista para o dia 19 de junho, com recebimento de recursos nos dias 20 e 21 seguintes. O resultado preliminar está previsto para o dia 27 de junho. Os interessados poderão interpor recursos nos dias 28 e 29 seguintes.

Segundo o cronograma, o resultado final, com a lista de convocados para as matrículas, será publicado no dia 6 de julho de 2023.

Leia também Fuvest abre período para envio dos pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.