Inscrições para o ENCCEJA 2023 começam em 22 de maio

O período de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 será aberto no dia 22 de maio de 2023. A participação no exame é voluntária e gratuita.

De acordo com o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os interessados poderão se inscrever até o dia 2 de junho.

Sobre o Encceja

Encceja é um exame do Ministério da Educação, organizado e aplicado pelo Inep. O exame tem como objetivo de oferecer certificação de Ensino fundamental e Médio para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade escolar adequada.

Para participar do exame, o estudante deve ter a idade mínima exigida pelo MEC para cada nível de certificação.

Desse modo, para buscar uma certificação de Ensino Fundamental, o estudante deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data do exame. Já para o Ensino Médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos completos na data de aplicação das provas.

Como se inscrever?

As inscrições para o Encceja são recebidas tradicionalmente de forma virtual. Portanto, para se cadastrar, os interessados devem acessar o site do Encceja durante o período de inscrição e realizar o preenchimento de formulário eletrônico.

Os pedidos de tratamento por nome social e atendimento especializado, como prova em Braile, intérprete de Libras, assistência a deficientes físicos, entre outros, devem ser feitos nesse mesmo período, no momento da inscrição.

Justificativa de ausência

As inscrições são gratuitas. No entanto, os estudantes que se inscreveram no Encceja 2022, mas não compareceram para realizar as provas precisam justificar a ausência caso queiram participar do Encceja 2023 de forma gratuita.

O Inep já recebeu as justificativas de ausência desta edição e o resultado já está disponível. Desse modo, os estudantes cujas justificativas não foram aceitas pelo Inep devem ressarcir ao Inep o valor de R$ 40,00 para participar do Encceja 2023.

Provas do Encceja 2023

De acordo com o edital, a aplicação das provas do Encceja 2023 está marcada para o dia 27 de agosto de 2023. Geralmente, a aplicação acontece em dois turnos.

A composição das avaliações varia de acordo com o nível de certificação buscado pelo estudante: Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Ao todo, serão 120 questões objetivas e uma prova de redação em Língua Portuguesa.

Ensino Fundamental

  • Matutino: Provas de Ciências Naturais e Matemática, com 60 questões, sendo 30 de cada área – duração de 4 horas;
  • Vespertino: Provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; História e Geografia; com 60 questões, sendo 30 questões de cada área; e Redação – duração de 5 horas.

Ensino Médio

  • Matutino: Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, com 60 questões, sendo 30 de cada área – duração de 4 horas;
  • Vespertino: Provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; com 60 questões, sendo 30 questões de cada área, e Redação – duração de 5 horas.

Tradicionalmente, a aplicação das provas do Encceja acontece em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal (DF). O Inep ainda não informou a data de publicação do resultado final do exame.

Conforme o edital, para ter direito à certificação, o participante deverá obter 5 pontos na redação, que vale 10, e pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva.

A certificação do Encceja é aceita por lei em todo território nacional. Desse modo, os estudantes podem usar a certificação para voltar à escola ou para acessar o ensino superior.

Acesse o site do Encceja para mais detalhes.

Leia também UECE abre período de inscrição do Vestibular Especial 2023 para mais de mil vagas em cursos de graduação EAD; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.