Enem 2023: Assuntos mais recorrentes na prova de Linguagens

Uma das provas mais temidas pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, pois as questões são extensas, contanto com longos trechos de textos nos enunciados. Desse modo, as questões de linguagens exigem muita atenção e leitura para a compreensão plena do enunciado.

A avaliação abarca conteúdos das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Literatura; Artes; Educação Física; Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol); e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Desse modo, além de ter conhecimento sobre o português, a língua materna, o participante deve demonstrar conhecimento também sobre uma língua estrangeira e sobre outras formas de linguagens, como arte, literatura e comunicação. Apesar disso, os assuntos sobre a Língua Portuguesa são predominantes no exame. 

Pensando nisso, para facilitar o seu processo de preparação para o Enem 2023, apresentamos abaixo quais são os assuntos mais recorrentes na prova de Linguagens. Assim, você poderá focar nos conteúdos mais cobrados no exame nos últimos anos, direcionando os seus estudos de maneira mais eficaz. 

Caderno de provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Imagem: Veja/ Reprodução
Caderno de provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Imagem: Veja/ Reprodução

Quais assuntos caem na prova de Linguagens?

Não somente na prova de Linguagens, mas todas as provas do Enem exigem muita interpretação textual. No entanto, nas questões de Linguagens a interpretação textual aparece de forma mais específica.

É uma das maiores exigências dessa prova a leitura, interpretação e devida compreensão dos textos apresentados nos enunciados. Na maioria das questões, basta ter uma boa noção textual e interpretativa para garantir a resposta correta. Portanto, no processo de preparação para o Enem é importante ler bastante e praticar a interpretação textual. 

A prova apresenta, por exemplo, poesias, textos não verbais, imagens como código, imagem como publicidade e charges para a interpretação dos participantes. 

Os assuntos referentes à gramática do português também são recorrentes na prova, de modo que os participantes devem se dedicar a estudar a sintaxe, a morfologia e a semântica da língua. Os processos de formação das palavras, transitividade verbal e regência verbal e nominal são alguns dos tópicos formais do português que podem aparecer na prova. 

Os gêneros textuais também estão muito presentes nas provas de anos anteriores do Enem. Portanto, os participantes precisam saber distinguir gênero textual de tipo textual e devem saber identificar e interpretar os mais diversos gêneros textuais. A avaliação costuma apresentar questões com textos em prosa, poesia, reportagem, etc. 

Também são recorrentes nas questões assuntos de intertextualidade, funções e figuras da linguagem. Além disso, a prova de linguagens exige que o participante conheça bem os usos da língua portuguesa e a sua função social.

Para estudar todos esses assuntos, é fundamental fazer leituras diárias, com um exercício ativo de identificar todos os aspectos presentes no texto, desde o gênero textual até o tipo de linguagem nele presentes. Os estudantes também podem praticar a teoria estudada através de simulados a partir das provas de linguagens de edições anteriores do Enem

Principais datas do Enem 2023

De acordo com o Inep, a aplicação das provas do Enem 2023 está marcada para os dias 5 e 12 de novembro de 2023. Em ambos os dias, a aplicação das provas terá início às 13h30 (horário de Brasília). 

Ao todo, o Inep aplica quatro provas objetivas, sendo cada uma composta por 45 questões objetivas e uma prova discursiva de redação. 

Conforme o edital, no 1º dia (05 de novembro), o Inep aplicará a prova de Redação, a prova de Linguagens e Códigos e a prova de Ciências Humanas. No 2º dia (12 de novembro), os participantes responderão as provas de Ciências da Natureza e de Matemática.

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.