Português para ENEM e vestibulares: o que é Sintaxe?

Um resumo completo sobre o tema

Sintaxe: um resumo completo para as suas provas

O termo “sintaxe” é usado para definir a área da gramática que analisa a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso e também a lógica existente entre os mesmos.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de português dentro da prova do ENEM, dos concursos e dos vestibulares.

Dessa forma, para que você possa se preparar para os seus exames, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre a sintaxe. Confira!

Sintaxe: definição

Como mencionado, a sintaxe é a responsável pelo estudo da relação das palavras entre si e a função das mesmas dentro de uma oração.

Além disso, a sintaxe também fundamental para que você saiba usar as múltiplas possibilidades existentes para combinar palavras e orações.

Diversos são os tópicos estudados e analisados dentro da sintaxe. Dentre os principais, podemos destacar o seguintes:

  • Tipos de frases
  • Período simples e composto
  • Sujeito e predicado

Tipos de frases:

Nós sabemos que existem diferentes tipos de frase, uma vez que elas produzem sentidos diferentes de acordo com o significado que transmitem.

Um tipo de frase é a frase interrogativa, a qual carrega uma pergunta. Existem também as frases imperativas, responsáveis pela transmissão de uma ordem, pedido ou conselho.

Podemos mencionar também as frases exclamativas, que trazem em si uma exclamação. Exemplo: Este artigo é excelente!

Período simples e composto:

Um período pode ser classificado como simples ou composto. O primeiro ocorre quando ele é formado por somente uma oração, ou seja, um verbo.

O período composto, por sua vez, é formado por duas ou mais orações.

Sujeito e predicado:

O sujeito é um termo sobre o qual a frase em questão diz alguma coisa. O predicado, por sua vez, informa aquilo que está sendo dito sobre o sujeito. Lembre-se de que o predicado contem o verbo da frase.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.