Empréstimo para negativados: Bancos irão antecipar saque-aniversário do FGTS (Entenda!)

Trabalhadores poderão ser beneficiados

Cidadãos inadimplentes, negativados, com o nome sujo na praça, acabam por ter uma grande dificuldade de conseguir aprovação para um crédito pessoal. Todavia, eles optam por uma modalidade de empréstimo, que possibilita a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A princípio, é importante mencionar que essa modalidade de empréstimo, não necessita de se realizar uma análise de crédito, o que pode ser bastante conveniente para pessoas que estão com dívidas em atraso. De fato, é possível a adesão até por pessoas que possuem atualmente um score negativo no Serasa.

Desse modo, o Empréstimo FGTS possibilita ainda a antecipação de parcelas relacionadas ao saque-aniversário do trabalhador. Vale ressaltar que todos os profissionais formais do país têm direito ao saque de valores do seu fundo de garantia todos os anos, no mês de seu aniversário, caso optem pela modalidade.

Os trabalhadores que escolherem continuar com o saque-rescisão do FGTS continuarão a ter o acesso aos valores disponibilizados em sua conta na instituição bancária em casos específicos, como demissão sem justa causa. Analogamente, quem adere ao saque-aniversário, perderá o direito a essa modalidade.

Saque-aniversário do FGTS

Ademais, os trabalhadores que porventura escolherem a modalidade de saque-aniversário do FGTS, poderão contratar o empréstimo relacionado. Para tal, é necessário aprovar a opção de crédito através do aplicativo da Caixa Econômica Federal. Aliás, o procedimento é necessário para a solicitação em qualquer banco.

Os trabalhadores que desejam saber se possuem o direito a adesão ao saque-aniversário, devem primeiramente, acessar o aplicativo FGTS, disponível para aparelhos celulares com sistema operacional Android ou iOS. Enfim, eles podem indicar uma conta em uma instituição financeira para receber os valores.

É preciso observar que neste caso, o trabalhador deverá esperar por cinco dias até que o dinheiro seja depositado em sua conta. Em síntese, o profissional poderá sacar as parcelas relativas ao seu saque-aniversário em até dois meses depois dos valores serem depositados. É possível fazer a solicitação pelo app FGTS.

Ao utilizar o aplicativo FGTS, o trabalhador poderá fazer uma simulação relacionada ao valor máximo do empréstimo a ser contratado. Neste cenário, ele deve indicar a instituição financeira de sua escolha. Dessa maneira, para o contrato relacionado a cessão de crédito, ele dará como garantia, os valores de seu saque-aniversário.

Empréstimo do FGTS
Empréstimo do FGTS/Fonte: pixabay

Instituições financeiras

É interessante mencionar que alguns bancos oferecem a seus clientes a possibilidade de se antecipar em até dez parcelas, o saque-aniversário do FGTS do trabalhador. Os bancos poderão cobrar juros relativos às condições de pagamento, de acordo com suas práticas de cessão de crédito aos trabalhadores formais.

Adesão ao saque-aniversário do FGTS

Como falado anteriormente, realizar a adesão do trabalhador à modalidade do saque-aniversário, através do aplicativo do FGTS. Aliás, também é possível fazê-lo pelo site da Caixa Econômica, em uma agência do banco, pelo Internet Bank Caixa, app Mobile Banking Caixa, ou ainda pelo aplicativo Caixa Tem.

Em suma, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário, poderá sacar um percentual de seu saldo do FGTS, mais uma parcela adicional todos os anos, no mês de seu nascimento. Quem optar por essa modalidade, caso seja demitido sem justa causa, terá direito a apenas uma multa de 40% sobre os depósitos do empregador.

Calendário de saque-aniversário do FGTS

A Caixa Econômica Federal liberaa o saque-aniversário do FGTS a um grupo específico de trabalhadores todos os meses. Em conclusão, eles poderão retirar uma parcela de seu saldo de contas ativas e inativas do fundo de garantia. Dessa forma, os profissionais que nasceram em agosto podem sacar os valores até outubro.

Segue abaixo as datas de pagamento:

  • Nascidos em janeiro – saques de janeiro a março
  • Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril
  • Nascidos em março – saques de março a maio
  • Nascidos em abril – saques de abril a junho
  • Nascidos em maio – saques de maio a julho
  • Nascidos em junho – saques de junho a agosto
  • Nascidos em julho – saques de julho a setembro
  • Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro
  • Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro
  • Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro
  • Nascidos em novembro – saques de novembro a janeiro
  • Nascidos em dezembro – saques dezembro a fevereiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.