Empréstimo Consignado: INSS aponta algumas mudanças nos pedidos (entenda!)

Beneficiário poderá contar com o crédito sem sair de casa

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um anúncio no qual confirmou que deverá alterar algumas regras relacionadas ao empréstimo consignado, o que pode beneficiar vários aposentados e pensionistas. Espera-se que em pouco tempo, os segurados poderão ter acesso ao crédito, sem precisar ir a uma agência.

Todavia, o instituto deve alterar o empréstimo consignado de forma que facilite a seus beneficiários a contratação do crédito, que será descontado diretamente em sua conta recebedora dos benefícios. Espera-se que a mudança seja feita a partir do primeiro semestre deste ano, através de uma atualização.

As alterações também deverão ser tecnológicas. A liberação do empréstimo consignado deverá ser feita através de um exame de biometria, que é o reconhecimento do beneficiário através de seu reconhecimento digital ou facial. Os bancos estão se preparando e espera-se um resultado bastante positivo.

De acordo com especialistas, a liberação do empréstimo consignado através do uso de tecnologias, que permitem o acesso dos beneficiários a uma distância, pode reduzir o número de fraudes, envolvendo a concessão de crédito. Dessa forma, haverá uma maior segurança nas operações feitas pelos segurados e pensionistas.

Reconhecimento biométrico

A princípio, o governo federal tinha planos de liberar o empréstimo consignado do INSS através da biometria, desde novembro de 2022. Nesta época, o Palácio do Planalto publicou uma instrução normativa no qual estabelecia um período de 60 dias para que as instituições financeiras implementassem a medida.

Aliás, no meio de janeiro de 2023 o prazo estabelecido para a implementação da tecnologia expirou. Espera-se que uma outra instrução seja publicada pelo INSS no final de fevereiro. Vale ressaltar que a utilização da biometria para a concessão de empréstimo consignado é obrigatória. Os bancos deverão aderir à medida.

Caso contrário, as instituições financeiras deverão ser descredenciadas, proibidas de conceder o crédito aos beneficiários do INSS, visto que elas devem ter permissão para oferecer o serviço. Os aposentados e pensionistas poderão obter o crédito de maneira facilitada, sem precisar ir a uma agência do banco.

Empréstimo consignado por biometria

O beneficiário poderá contratar o empréstimo consignado do INSS utilizando a biometria que irá reconhecer a sua assinatura do contrato no papel, através de seu aparelho celular. Além disso, ele precisará informar alguns dados e informações como um documento pessoal com foto, e o número do CPF.

Em síntese, essa é a única maneira que o INSS estabeleceu para que o aposentado e o pensionista adquira o empréstimo consignado à distância. O instituto não aprova o crédito através de mensagens de texto de seus segurados. Além disso, ele também não aceita a solicitação através de vídeos ou por telefone.

Como evitar fraudes

Para que o aposentado ou o pensionista solicite o empréstimo consignado à distância com segurança, ele deve utilizar apenas os canais oficiais do INSS. Ele pode utilizar o aplicativo Meu INSS ou ir ao site do Instituto. É indicado que se faça uma consulta mensal para que o beneficiário tenha um maior controle de sua conta.

Outra questão relativa à segurança da utilização das plataformas de acesso à conta dos segurados é a necessidade de se tomar certos cuidados, como não clicar em links suspeitos enviados por e-mail ou por SMS. É preciso tomar cuidado mesmo se o contato se identificar como um funcionário do INSS.

No caso de dúvidas relacionadas ao empréstimo consignado ou mesmo sobre a conta do beneficiário, o pensionista ou aposentado do INSS pode entrar em contato a qualquer momento com o instituto, ligando para a Central, no telefone 135. Este é o canal de atendimento do órgão e está disponível para todos.

Bloqueio ou desbloqueio do crédito

Para bloquear ou desbloquear o benefício para a realização de empréstimo consignado, o aposentado ou pensionista do instituto pode fazer a operação pela internet. Em suma, ele deve ser o titular, recebedor do benefício, ou ser um representante legal do mesmo. O procurador não pode fazer a solicitação.

Ele deve entrar em seu aplicativo “Meu INSS”, clicar em “novo pedido”, digitar o nome do pedido ou benefício. Ele precisa escolher a solicitação na lista disponibilizada. Em seguida, deve-se ler o texto que aparece na tela e seguir as instruções que deverão aparecer. Depois, deve-se esperar pela resposta.

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