Emprego: a tecnologia e o mercado de trabalho

Setor apresenta ótimas oportunidades de carreira para o profisisonal

O setor de tecnologia vem sendo cada vez mais procurado por profissionais que desejam ter um bom salário e uma carreira de sucesso. De fato, sobram vagas no país relacionadas à categoria, devido a falta de trabalhadores qualificados. Estima-se que nos próximos cinco anos haja 800 mil novos postos de trabalho.

No entanto, a cada ano no país são formados apenas 53 mil novos profissionais tecnológicos, ou seja, no período estipulado, há uma falta de 532 mil pessoas para atuar na profissão. Por essa razão, quem se dispõe a estudar e se qualificar para trabalhar no setor garante uma série de benefícios, além de um salário acima da média nacional.

Todavia, economistas afirmam que por pouco o Brasil não entrou em colapso devido à falta de talentos para atuar no setor de tecnologia. Durante o ápice da pandemia o volume de vagas destinada ao setor aumentou exponencialmente. Além disso, surgiram várias ofertas de capacitação profissional.

Com as dificuldades econômicas que surgiram após a crise sanitária causada pela covid, as pessoas passaram a ter uma urgência ainda maior para entrar no mercado de trabalho. Ademais, o segmento tecnológico está aberto a todos, entretanto, para conquistar uma vaga é preciso estudar, se dedicar e se atualizar.

Educação para o mercado de trabalho

A princípio, o setor tecnológico está em constante expansão e mutação. O próprio termo “tecnologia” assusta muitas pessoas, que não se vêem gabaritadas para atuar na profissão. No entanto, os processos digitais e virtuais estão cada vez mais presentes pelas pessoas em seu cotidiano, no dia a dia.

Há uma grande procura por pessoas que queiram trabalhar na área. São vagas destinadas ao desenvolvimento de aplicativos para celular, comércio eletrônico, análise de dados e segurança da informação. Aliás, o mercado está aberto a profissionais de todas as categorias que devem se comprometer com uma rotina de estudos e trabalho.

Analogamente, na área de tecnologia, os setores que mais contratam são as empresas de tech, mas também as organizações do mercado financeiro, varejistas, startups, logística, infra-estrutura, educação e saúde. Por essa razão, é preciso que o profissional adquira os conhecimentos necessários para atuar na profissão.

Todavia, os trabalhos onde há uma maior demanda no mercado tecnológico são os Heads de TI, profissionais de infraestrutura, segurança da informação, Product Owner, profissional de dados, arquiteto de soluções, Tech Lead, desenvolvedor RPA, Full Stack, Back-End, e Front-End.

Habilidades na área tecnológica

O profissional que deseja atuar com o mercado de tecnologia, deve ter em mente que é preciso se inserir em uma determinada área  específica. No setor de infraestrutura, ele deve ter conhecimentos acerca de Cloud, VMware, Active Directory, Windows Server, VPN, entre outros.

Para o trabalho relacionado à segurança da informação, ele deve ter habilidades sobre a prevenção, gestão pós-ataque, antivírus, análise de vulnerabilidade, conhecimentos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e um know how sobre a ISO 27001.

Já no trabalho relacionado ao desenvolvimento de softwares, programas e ferramentas, é indicado que se adquira conhecimentos sobre PHP, Swift, Java, .Net, Python, React, Flutter, Kotlin, HTML, Javascript, entre outros.

Outras habilidades necessárias para trabalhar no setor incluem o inglês fluente, comunicação, autogerenciamento, liderança, relacionamento interpessoal, flexibilidade, gestão técnica, etc. 

Os cargos do setor tecnológico com os maiores salários da categoria, são os de coordenador de infraestrutura, desenvolvedor Front-End sênior, coordenador de segurança da informação, especialista/cientista de dados, com valores que vão de R$11.550 a R$24.100, mensais.

Como atuar no setor de tecnologia

Depois de se buscar um curso técnico ou mesmo uma graduação na área de tecnologia, é preciso ir em busca de uma vaga no mercado de trabalho. O currículo neste momento é importante (atualize-o sempre que puder), além de um perfil em redes sociais como o Linkedin.

Deve-se buscar vagas correspondentes à sua área de atuação. No entanto, uma boa dica é procurar aprender novas habilidades. Fique atento às entrevistas e procure apresentar as suas qualificações. Além disso, fazer um networking possibilita conhecer profissionais do setor e trocar experiências.

O mercado de trabalho para quem possui qualificações tecnológicas é bastante promissor. As empresas vem digitalizando cada vez mais seus processos e operações. Dessa forma, se você se dedicar, adquirir os conhecimentos necessários para se tornar um profissional qualificado, com certeza as portas se abrirão.    

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.