Empreendedorismo: gestão holística, estratégica e planejada 

A gestão no empreendedorismo atual deve ser holística, estratégica e planejada. Confira apontamentos relevantes!

O empreendedor deve atuar de maneira holística e dinâmica desde o surgimento da sua ideia de negócio, por isso, é importante que uma empresa no empreendedorismo atual cresça de forma rentável e escalável, destacando o seu diferencial no mercado.

Empreendedorismo: gestão holística, estratégica e planejada 

Uma empresa deve crescer de forma objetiva, considerando a dinâmica do mercado e a realidade da economia. Portanto, o investimento em uma ferramenta de gestão e os estudos mercadológicos são fatores primordiais para amparar uma empresa na era digital.

Adapte ferramentas de gestão e estude o mercado

Adaptar ferramentas estratégicas pode ser primordial para o sucesso de uma marca de pequeno porte. A matriz Swot, por exemplo, permite que a empresa se direcione dentro do cenário em que se encontra, considerando os fatores externos para o planejamento dos fatores internos.

Ameaças, oportunidades, forças e fraquezas

Ao elaborar a matriz Swot, a empresa analisa suas forças e fraquezas e pode entender quais são as ameaças e as oportunidades do mercado atual; o que é muito importante para o direcionamento dos projetos e do orçamento da marca.

Acompanhe a economia de forma ampla e contínua

A economia, por exemplo, é um fator externo que impacta diretamente o poder aquisitivo do cliente. Sendo assim, é primordial que esse fator seja considerado dentro da empresa para que o planejamento seja flexível, ao ponto de que ações sejam previsíveis em casos de crises financeiras, por exemplo, dentro de um plano de contingência.

Não fique aquém do potencial competitivo de sua marca

Além disso, a inovação oriunda da concorrência pode tornar a sua marca obsoleta. Portanto, entender o que está sendo entregue ao seu público-alvo é fundamental.

Invista em tecnologia de forma planejada

O investimento em tecnologia é um fator inerente à atuação estratégica de uma empresa, contudo, esse investimento pode ser direcionado para que seja resolutivo dentro do objetivo da empresa.

Acompanhe a jornada do cliente 

Investir em um sistema ERP, por exemplo, pode ser o diferencial competitivo de uma empresa de pequeno porte, já que ao integrar as informações a empresa pode amparar o cliente em seu processo de compra, considerando a fluidez do acesso ao site até  o prazo de entrega, que deve ser cumprido, independentemente do volume de vendas da empresa.

Dessa forma, o relacionamento com o cliente se torna orgânico. Portanto, a gestão holística se torna natural quando a empresa cria processos estratégicos desde o seu surgimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.