Empreendedorismo feminino: PL isenta rendeiras de IR e CSLL

PL isenta rendeiras de IR e CSLL, incentivando o empreendedorismo feminino. Confira informações da Agência Câmara de Notícias!

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6249/19, que isenta do Imposto Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) os rendimentos recebidos por mulheres rendeiras, segundo informações da Agência Câmara de Notícias.

Empreendedorismo feminino: PL isenta rendeiras de IR e CSLL

O texto também obriga a administração pública a apoiar, diretamente ou por meio de incentivos, a construção de sedes próprias de associações de mulheres rendeiras voltadas a ensinar a adolescentes e jovens a arte e o ofício da renda, destaca a divulgação oficial.

Estímulos para a comercialização

Segundo o projeto, dos deputados José Guimarães (PT-CE) e Rosa Neide (PT-MT), União, estados e municípios terão prazo de 180 dias para regulamentar a prestação de assistência técnica às atividades desenvolvidas por mulheres rendeiras e a concessão de estímulos à comercialização de seus produtos.

A valorização do ofício 

A Agência Câmara de Notícias destaca que o poder público também deverá promover campanhas de estímulo à valorização, preservação e perpetuação do ofício da renda e sua produção. O texto também determina que, ao menos uma vez ao ano, os poderes públicos municipais promovam a comercialização da produção das rendeiras em outros municípios e estados.

Geração de renda 

De acordo com a divulgação oficial da Agência Câmara de Notícias, o parecer da relatora, deputada Marina Santos (Republicanos-PI), foi favorável à proposta. “Além de contribuir para a perpetuação de uma bela tradição, também fortalece a capacidade de geração de renda por meio de uma atividade caracteristicamente desenvolvida por mulheres de baixa renda”, avaliou.

Tradição e valorização da mulher

“A proposta é mais do que um auxílio a uma classe de trabalhadoras femininas, é também uma tentativa de manter viva uma tradição de longa data que corre o risco de se perder”, disse ainda. “É necessário que os conhecimentos adquiridos nessa atividade sejam repassados às gerações futuras para que se perpetue esse valioso patrimônio imaterial do Brasil”, completou, destaca a Agência Câmara de Notícias.

Tramitação

O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, informa a Agência Câmara de Notícias.

A mulher no mercado de trabalho em todos os segmentos

Esse tipo de ação é muito importante para o empreendedorismo feminino e para a economia do país. Visto que o incentivo fiscal é um ponto principal para a inovação e para o surgimento de novas empresas.

A valorização das mulheres no mercado de trabalho requer ações multifatoriais. Portanto, a valorização de atividades específicas impacta positivamente esse movimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.