IR: Receita Federal abre consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda

Receita Federal abre consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda (IR). Saiba mais informações!

A Receita Federal libera para consulta, a partir das 10h de hoje (23), o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de novembro, de acordo com recente divulgação oficial da Agência Brasil.

IR: Receita Federal abre consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda

Neste lote, serão contemplados 556.685 contribuintes. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em “Consultar a Restituição”, segundo informações oficiais.

Dados oficiais sobre o crédito

O crédito bancário, no valor total de R$ 1,2 bilhão, será feito no dia 30 de novembro, informa a Agência Brasil. Desse total, R$ 607,9 milhões referem-se a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 15.889 idosos acima de 80 anos.

115.654 contribuintes entre 60 e 79 anos, 10.306 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 47.774 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 367.062 contribuintes não prioritários.

O pagamento será efetuado de forma direta ou via PIX

A Agência Brasil informa que o pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIXSe o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB), segundo informações oficiais.

O reagendamento do crédito deverá ser feito junto ao Banco do Brasil

Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

É possível realizar a restituição através do Portal e-CAC

Contudo, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, a requisição deverá ser feita pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, clicando em Meu Imposto de Renda e depois em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária, pormenoriza a Agência Brasil, por meio de publicação oficial.

Sobre o Imposto de Renda (IR)

A lei prevê o pagamento do Imposto de Renda mensalmente, no momento que recebemos os rendimentos (durante o ano-calendário). Por isso, pagamos o imposto, seja pela retenção na fonte (quando recebido de empresas) ou pelo pagamento do Carnê-Leão (quando recebido de pessoas físicas ou de fontes situadas no exterior), de acordo com informações da Receita Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.