Como elencar pontos fracos na entrevista de emprego?

Você é capaz de elencar pontos fracos na entrevista de emprego? Consegue colocar em palavras, verdadeiramente, o que você enxerga como uma “falha” na sua forma de atuar no trabalho?

Se ainda não, então este é um bom momento para começar a refletir sobre o assunto. Acompanhe este conteúdo até o fim e veja algumas dicas simples que podem lhe ajudar na árdua tarefa de falar sobre os pontos fracos!

Como elencar pontos fracos na entrevista de emprego?

Conseguir elencar pontos fracos na entrevista de emprego é algo fundamental para que seja possível transparecer sinceridade aos recrutadores. Caso contrário, você pode acabar caindo na posição de narcisista.

Afinal, não existe nenhum tipo de colaborador perfeito neste mundo. Se lhe disseram que existe, saiba que mentiram para você! Pois todas as pessoas têm pontos fortes e fracos. E isso é algo evidente.

Por isso, saber elencar pontos fracos na entrevista de emprego é indispensável para:

  • Mostrar a sua sinceridade.
  • Apresentar a sua capacidade de autoconhecimento.
  • Demonstrar a sua preocupação em mudar.
  • Entre outros fatores.

Sendo assim, veja agora as dicas que trouxemos para você:

1. Conheça bem os seus pontos fracos

O primeiro passo sempre será o autoconhecimento. Por meio dele torna-se viável conhecer bem os seus pontos fortes e fracos. Sendo assim, comece a analisar os seus últimos trabalhos: Quais fatores poderiam ter sido melhores? Quais erros atravessaram o seu caminho? O que poderia ter sido diferente?

Essa análise deve ser feita com muito cuidado, pois às vezes temos a impressão de que tudo está plenamente perfeito, até nos darmos conta de que, na verdade, até mesmo a tentativa de deixar perfeito é um defeito…

2. Saiba enxergá-los como fatores que precisam ser melhorados

Ao invés de querer ver apenas o que foi muito ruim, que tal ver o que poderia ser melhorado? Os pontos de melhoria podem ser um bom ponto de partida na hora de elencar pontos fracos na entrevista de emprego.

Por exemplo, se você se comunica de um jeito ok, sabe que pode melhorar a sua oratória. Assim, pode dizer que um ponto fraco é a dificuldade para se expressar em algumas circunstâncias.

3. Apresente de forma clara, explicando como pretende melhorar

Apresente sempre os pontos de forma clara e objetiva. Não fique “viajando” nas palavras, e nem tentando minimizar as situações. Mas sim, seja claro e assertivo, ao mesmo tempo em que apresenta como pretende melhorar determinada forma de atuar.

Seguindo o exemplo acima, você pode dizer que pretende iniciar algum curso ou treinamento de oratória para viabilizar o seu desenvolvimento. Apenas lembre-se de apresentar isso de um modo que seja real e sincero – nada de inventar que vai melhorar e deixar a mudança de lado depois, ok?

4. Não use frases clichês ou “defeitos clichês”

Cuidado com as frases e os clássicos defeitos clichês. Dizer eles pode ser um grande erro. Afinal, o recrutador perceberá que você não tem uma boa visão sobre si, pois não pratica a autoanálise. E isso poderá atrapalhar os seus resultados. Portanto, cuidado!

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