Efeito do lockdown: Araraquara não teve mortes por Covid-19 em 24h, diz o prefeito Edinho Silva

Araraquara, no interior de São Paulo, não registrou mortes por Covid-19 nas últimas 24h por conta do lockdown de 10 dias imposto na cidade há pouco mais de um mês, de acordo com o prefeito Edinho Silva (PT).

A cidade localizada a cerca de 300 km de São Paulo viveu os piores dias da pandemia de Covid-19 no começo deste ano, quando foram registradas 113 mortes por Covid-19 entre os meses de janeiro e fevereiro, o que supera os 92 óbitos pela doença em todo ano de 2020. Na época, o sistema de saúde entrou em colapso, com 100% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados.

“Araraquara fez o que a ciência diz que tem que fazer. Depois de um longo período, hoje Araraquara não registrou nenhum óbito. E depois de ter índice de contaminação de 53%, ontem [25] tivemos 7% de positivação”, afirmou Silva nesta tarde, em coletiva do governo paulista ao lado do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM).

“Quero dizer que o isolamento social é uma medida dura. Só é tomada quando não há outro instrumento. Se ainda não temos celeridade na vacinação, o que nos resta é o isolamento social”, completou o prefeito.

Internações por Covid-19 em Araraquara caíram após lockdown

Os efeitos positivos do lockdown imposto pelo prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), também podem ser comprovados em relação à taxa de ocupação de leitos na cidade. Além de diminuir as mortes e novos casos de Covid-19, o lockdown foi essencial para diminuir a pressão sobre o sistema de saúde do município.

“Estamos tirando a pressão sobre leitos. Hoje 57% dos pacientes são da região. Hoje estamos ajudando cidades da região. Então fica minha gratidão ao governo [paulista] e o orgulho da cidade que abraçou o lockdown quando ele precisava ser feito. E por isso estamos colhendo resultados.”, disse o prefeito.

No total, Araraquara registrou 318 mortes e 16.957 casos de Covid-19 desde o começo da pandemia. Nas últimas 24h, foram contabilizados 43 novos casos da doença na cidade que possui cerca de 240 mil habitantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.