São Paulo implementa novo currículo para alunos da 1º série do Ensino Médio

O estado de São Paulo foi o primeiro a homologar o novo currículo do Ensino Médio no país, ainda em 2020. O estado implementa as diretrizes do novo currículo para os estudantes da 1ª série neste ano letivo de 2021. Desse modo, mais de 470 mil alunos matriculados na 1ª série do ensino médio em mais de 3,7 mil escolas estaduais terão aulas neste ano já a partir de um novo currículo.

De acordo como estabelecido no novo currículo, o estudante poderá escolher as áreas com as quais melhor se identifica e das quais mais gosta para se aprofundar, por meio dos itinerários formativos. Assim, a partir de junho, todos os alunos da 1ª série do ensino médio terão que escolher quais itinerários irão cursar a partir da 2ª série.

Nesse sentido, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, destaca: 

“O novo ensino médio tem como principal vantagem aproximar os estudantes das transformações da sociedade e do mundo do trabalho, dando mais sentido a este ciclo do ensino que sofre com altas taxas de abandono e evasão escolar”.

O novo currículo terá 3.150 horas, distribuídas nos três anos do ensino médio. Dessa carga horária, 1.800 horas serão para a formação básica, enquanto 1.350 horas será para os itinerários formativos. Assim, estes itinerários terão mais do que a carga mínima prevista na legislação.

Segundo a secretaria de Educação do estado, para implementar o novo currículo, os professores do ensino médio terão formação continuada ao longo de todo ano. Além disso, os professores serão preparados para dar suporte aos alunos na escolha dos itinerários. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Educação: Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.