Rio de Janeiro tem cartilha de cuidados para a volta às aulas presenciais na pandemia

Nesta sexta-feira (26), o Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro) lançou uma cartilha para a volta às aulas presenciais no estado. De acordo com o conselho, a cartilha visa ajudar alunos, pais, docentes e demais profissionais de educação no retorno das aulas presenciais. Assim, a cartilha traz de maneira didática os principais cuidados para garantir a segurança de todos ambiente escolar.

Produzida pela câmara técnica de pediatria e pela comissão de saúde pública da autarquia, a cartilha traz uma linguagem acessível a diversos públicos, pois a ideia é democratizar as informações. Nesse sentido, Margareth Portella, coordenadora da comissão de saúde pública do Cremerj, afirmou que os docentes poderão usar o documento como material didático em sala de aula.  De acordo com Walter Palis, presidente do Cremerj, o material ainda “pode ser usado pelos pediatras. Pode servir como um suporte para ajudá-los a conscientizar seus pacientes e responsáveis”. 

Recomendações da cartilha contra a disseminação da covid-19 nas escolas

Entre as recomendações, a cartilha reforça o uso de máscaras de proteção respiratória e a higienização das mãos com álcool em gel. Além disso, o Cremerj explica que as salas de aula precisam ter circulação de ar e os alunos devem se acomodar com uma distância de ao menos 1,5 metro entre si. Na cartilha, há ainda a recomendação de evitar as reuniões de docentes e demais funcionários da área da educação em salas apertadas. 

A cartilha sugere ainda que sejam realizadas aulas e outras atividade ao ar livre. Os alunos e funcionários recebem a orientação de levar sua própria garrafa de água para as escolas. Além disso, o Cremerj alerta, na cartilha, que é crucial cumprir as recomendações também em casa. Outra orientação é de que os alunos com sintomas da covid-19 não saiam de casa para ir à escola. Clique aqui para acessar a cartilha na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também UFES divulga nº de vagas ofertadas na 1ª edição do Sisu 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.