Pandemia: Mais de 1 milhão de estudantes fazem vestibular ao ar livre no Uzbequistão

A medida foi adotada para conter a disseminação do novo coronavírus durante a aplicação da prova

Diante da pandemia do novo coronavírus, o Uzbequistão, país da Ásia Central, optou por aplicar o vestibular ao ar livre. Cerca de 1, milhão de estudantes compareceram em um dos estádios em Tashkent para realizar a primeira fase da prova nesta quarta-feira, 2.

Os candidatos se acomodaram em carteiras colocadas em uma grande fila na pista de corrida. Todos utilizavam máscaras de proteção.

A primeira parte do processo seletivo, que tem a duração de duas semanas, durou três horas. Os aprovados se direcionarão a 150 mil vagas de universidades em um sistema centralizado de admissão.

De acordo com a agência Reuters, o clima estava “confortavelmente quente” para os participantes sentados à sombra. Contudo, aqueles em carteiras sob o sol tentavam tapá-lo com roupas ou então papéis.

Casos de Covid-19 no Uzbequistão

O Usbezquistão, a saber, tem de 34 milhões de habitantes e acabou de encerrar seu segundo bloqueio nacional contra a propagação do coronavírus. Isso precisou ser feito, de acordo com o governo, logo após ocorrer um aumento repentino de casos, o qual levou seu sistema de saúde ao limite.

A ex-república soviética confirmou 42.370 casos de Covid-19, dentre eles ocasionando 324 mortes.

Nesta semana, o país anunciou que enquanto durar a pandemia as aulas nas universidades ocorrerão por meio da internet. As escolas serão reabertas em 14 de setembro, duas semanas depois do que o normal, com as aulas voltando ao ensino à distância dependendo das circunstâncias locais.

ENEM e vestibular no Brasil

No Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), considerado o maior vestibular nacional, teve sua aplicação transferida para janeiro devido à pandemia.

Contudo, no planejamento divulgado pelo governo federal não inclui provas ao ar livre. As mudanças giram em torno de seguir protocolos de higiene, com distanciamento de carteiras, uso de máscaras. Além disso, deve haver um menor número de candidatos por sala.

Quanto aos vestibulares do Brasil inteiro, as medidas de segurança têm sido divulgadas aos poucos.

A prova de vestibular online, uma das novidades em decorrência da pandemia, foi adotada por faculdades diversas, facilitando a vida de muitos candidatos. Algumas delas:

  • UCP (RJ)
  • UCB (DF)
  • Mackenzie (SP)
  • ESPM (RJ / RS / SP)
  • Uniube (MG)
  • UniEvangélica (GO)
  • UCSal (BA)
  • UCDB (MS)

E então, o que acha das mudanças no vestibular por conta da pandemia de Covid-19?

Não deixe de ler também: Vunesp abre período de inscrição do Vestibular 2021 nesta terça-feira (1º)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.