Novo Ensino Médio: entenda as diretrizes do novo currículo

O Novo Ensino Médio diz respeito a uma reforma na grade curricular aprovada em 2017, pelo governo de Michel Temer por meio da lei nº 13.415/2017, que operou alterações nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ainda estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio no Brasil. O estado de São Paulo foi o primeiro a homologar o novo currículo. Assim, a implementação das novas diretrizes ocorre já neste ano letivo de 2021 para os alunos do 1º ano da rede estadual.

O que muda com o Novo Ensino Médio?

Após passar por 567 emendas de deputados e senadores, o texto da Medida Provisória nº 748/2016, que agora é lei, alterou o formato do Ensino Médio, adotando uma organização curricular mais flexível. Além disso, adota uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com a qual é obrigatória a adoção um currículo comum para todos os alunos.

A lei amplia a carga horária de 2400 horas para 3000 horas. Desse modo, pelo menos 1350 horas poderão ser escolhidas pelo aluno, que deve optar por cursar disciplinas nas áreas com as quais melhor se identifica e das quais mais gosta para se aprofundar, por meio dos itinerários formativos. A BNCC conta com 4 áreas: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Nesse sentido, português e matemática são as únicas matérias obrigatórias em todos os 3 anos do ensino médio.

Desse modo, o estudante poderá escolher o que irá estudar pensando em que área quer seguir profissionalmente. Por isso, o Novo Ensino Médio torna obrigatório que o projeto de vida dos estudantes seja desenvolvido em todas as escolas e os professores devem receber formação continuada para ofertar apoio ao aluno nesse sentido.

Pensando na implementação das novas diretrizes, que deve ser feita por todas as redes de ensino até 2022, o MEC disponibilizou em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio. O objetivo do guia é explicar pormenorizadamente as mudanças em curso e apontar um caminho para a implementação. Acesse aqui o documento.

Clique aqui e confira mais detalhes na página do MEC sobre o Novo Ensino Médio.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.