Entenda a teoria da autorrealização de Maslow

A teoria da autorrealização do psicólogo Abraham Maslow afirma que os indivíduos são motivados a realizar seu potencial na vida.

A autorrealização é tipicamente discutida em conjunto com a hierarquia de necessidades de Maslow, que postula que esse conceito fica no topo de uma hierarquia acima de quatro necessidades “inferiores”.

Conheça melhor essa teoria, que pode servir para estudos de humanidades em diversas áreas, assim como para vestibulares e concursos.

Origens da Teoria da autorrealização

Durante meados do século 20, as teorias da psicanálise e do behaviorismo foram proeminentes no campo da psicologia. Embora muito diferentes, essas duas perspectivas compartilhavam uma suposição geral de que as pessoas são movidas por forças além de seu controle.

Em resposta a essa suposição, surgiu uma nova perspectiva, chamada psicologia humanística. Os humanistas queriam oferecer uma perspectiva mais otimista e ativa sobre o esforço humano.

A teoria da auto-atualização emergiu dessa perspectiva humanística. Psicólogos humanistas afirmam que as pessoas são movidas por necessidades mais elevadas, particularmente a necessidade de atualizar o self. Em contraste com os psicanalistas e behavioristas que se concentraram em problemas psicológicos, Maslow desenvolveu sua teoria estudando indivíduos psicologicamente saudáveis.

A hierarquia de necessidades

Maslow contextualizou sua teoria de auto atualização dentro de uma hierarquia de necessidades. A hierarquia representa cinco necessidades organizadas da mais baixa para a mais alta, da seguinte forma:

  1. Necessidades fisiológicas: incluem necessidades que nos mantêm vivos, como comida, água, abrigo, aquecimento e sono.
  2. De segurança: a necessidade de se sentir seguro, estável e sem medo.
  3. De amor e pertencimento: A necessidade de pertencer socialmente, desenvolvendo relacionamentos com amigos e familiares.
  4. Necessidades de estima: A necessidade de sentir (a) autoestima com base em suas realizações e habilidades e (b) reconhecimento e respeito dos outros.
  5. Necessidades de autorrealização: A necessidade de buscar e realizar os potenciais únicos de alguém.

Quando Maslow explicou originalmente a hierarquia em 1943, ele afirmou que as necessidades mais elevadas geralmente não serão atendidas até que as necessidades mais baixas sejam atendidas.

No entanto, ele acrescentou, uma necessidade não precisa ser completamente satisfeita para que alguém passe para a próxima necessidade na hierarquia. Em vez disso, as necessidades devem ser parcialmente satisfeitas, o que significa que um indivíduo pode buscar todas as cinco necessidades, pelo menos até certo ponto, ao mesmo tempo.

Maslow incluiu advertências para explicar por que certos indivíduos podem buscar necessidades maiores antes das menores. Por exemplo, algumas pessoas que são especialmente movidas pelo desejo de se expressar criativamente podem buscar a autorrealização, mesmo que suas necessidades inferiores não sejam satisfeitas.

Da mesma forma, indivíduos que são particularmente dedicados a buscar ideais mais elevados podem alcançar a autorrealização, apesar da adversidade que os impede de atender às suas necessidades inferiores.

E então, gostou do tema?

Outro post do Notícias Concursos mostra outra teoria interessante. Leia mais! Pirâmide da aprendizagem: Teoria elenca as melhores formas de estudar e aprender

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.