Pix começa a funcionar com 71 milhões de chaves cadastradas

Nesta segunda-feira (16), o Pix, novo sistema de pagamento e transferência criado pelo Banco Central (BC), entrou em operação plena em todo o Brasil. Nas últimas duas semanas, o sistema estava funcionando com limitação de horário e apenas para clientes selecionados. Agora, 762 instituições financeiras e mais de 50 milhões de clientes têm acesso à funcionalidade.

Agora, os pagamentos e transações podem ser feitos 24 horas por dia, todos os dias. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), afirmou que o novo sistema significará mais eficiência e competição para o mercado. Ele disse ainda que o Pix pode futuramente ter função de cashback.

Desde o lançamento, o Pix fica disponível para transferências e pagamento, até para a União. O Banco Central ainda tem como objetivo preparar outras funcionalidades, como saque em estabelecimentos comerciais e parcelamentos em compras.

A fase de testes do sistema durou do dia 3 de novembro até o último domingo. Nela, foram feitas 1,9 milhões de transações num total de R$ 780 milhões. O sistema entrou em funcionamento com 71 milhões de chaves cadastradas. Agora, em funcionamento geral, a opção de fazer operações com Pix deve aparecer no aplicativo do banco, fintech ou cooperativa ao lado de funções como pagamento de boletos, TED e DOC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.